O diretor de operações industriais do Grupo Marcopolo, Júlio César Wustrow Igansi, e o gerente industrial Cristiano Manica, além de outros representantes da empresa, apresentaram ao prefeito Daniel Santana o ônibus Attivi 100% elétrico, novo projeto de veículos da empresa para a unidade de São Mateus. Esse veículo já havia sido mostrado ao Governo do Estado no início deste mês.

No encontro, ocorrido na tarde desta terça-feira (19) defronte ao Centro Administrativo da Prefeitura, os diretores da empresa reforçaram ao prefeito Daniel Santana a parceria em torno do crescimento da planta industrial em São Mateus e, como consequência, o desenvolvimento do Município com geração de emprego e renda de forma sustentável.

O prefeito Daniel Santana inclusive dirigiu o modelo elétrico apresentado pelo Grupo Marcopolo e disse ter ficado entusiasmado com o veículo que será fabricado em São Mateus, tornando o Município referência para o mundo.

Leia também:   Mateenses já podem fazer sugestões para a Lei Orçamentária Anual

“É o futuro! Estamos felizes com parcerias como as com a Marcopolo. E o Município apoia e dá todo o suporte necessário para que possamos gerar mais emprego e renda, principalmente para quem mais precisa” – enfatiza. O prefeito ainda mostrou interesse para que, no futuro, a Prefeitura também possa adquirir ônibus elétrico produzido em São Mateus pela empresa.

Em entrevista à Rede TC de Comunicações, Júlio César destacou a importância do veículo para o Grupo Marcopolo e para São Mateus. “Esse projeto representa uma evolução, uma sustentabilidade do negócio, um cuidado com o meio ambiente, o nosso desenvolvimento com muita tecnologia. Isso tudo acaba trazendo muito desenvolvimento também para a região, para as pessoas. Enfim, a Marcopolo mais uma vez mostrando que inovando, estando à frente, está criando futuro no nosso negócio” – destaca.

Durante a apresentação, o prefeito Daniel Santana abriu espaço para manifestações dos secretários Ricardo Louzada (Meio Ambiente), Marília Silveira (Educação), Marinalva Broedel (Assistência Social), Paloma Pancieri (Agricultura) e Gustavo Negris (Governo), além de Edna Milanez (subsecretária de Planejamento). Os vereadores Cristiano Balanga, Adeci de Sena e Ciety Cerqueira também estiveram presentes e ressaltaram a importância da Marcopolo para o desenvolvimento do Município.

Leia também:   Famílias deixam fazenda e MST realiza caminhada pela Cidade

 

Fabricação será 100% em São Mateus

O diretor Júlio César apresentou detalhes do projeto e reforçou que, atualmente, o Grupo Marcopolo produz um lote piloto do Attivi 100% Elétrico com processo reduzido em Caxias do Sul. “O início do desenvolvimento das linhas de montagem estamos fazendo na nossa matriz. Agora, na sequência, vamos efetivamente instalar o processo 100% em São Mateus” – afirma.

O diretor disse que em janeiro inicia as obras para a movimentação e instalação de todo o processo para produzir os veículos na unidade mateense. “Até o final do próximo ano a gente já vai estar com os processos prontos para que inicie a produção desses ônibus em São Mateus. Estamos organizados para que, no final de 2024, a gente já tenha a possibilidade de fazer a montagem dos ônibus aqui, assim como os chassis elétricos também” – enfatiza.

O diretor frisa que os primeiros ônibus fabricados em São Mateus já poderão ser entregues ainda em 2024.

A empresa trabalha com a perspectiva da geração de 200 postos de trabalho já no próximo ano. Atualmente, a Marcopolo possui aproximadamente 2.000 funcionários em São Mateus. O objetivo é criar outros 200 postos de trabalho neste projeto.

Leia também:   Adolescente portando maconha é apreendido pela PM neste domingo em São Mateus

Neste sentido, Júlio César reforça a parceria com o Município para a capacitação de mão de obra qualificada, além de trabalhar juntos em ações sociais, de meio ambiente e em outras áreas.

 

Foto do destaque: Wellington Prado/TC Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here