A Festa do Padroeiro São Mateus terá programação completa neste ano, conforme destaca o pároco padre Edvaldo Luiz Klipel em entrevista à Rede TC de Comunicações. A tradicional novena acontece entre os dias 12 e 20 de setembro. Para o encerramento, no Dia de São Mateus, ou seja, 21 de setembro, está programado o retorno da procissão pelas ruas da cidade.

“Esse ano já é permitido fazer aquela grande procissão de São Mateus. Em 2020 e 2021 fizemos carreata. Mas já voltamos com as procissões nas comunidades e na festa de São Mateus vai ter também” – reforça o padre.

De acordo com ele, a novena começa com missa na Catedral às 19h do dia 12 e segue até o dia 20. Segundo o pároco, a cada noite, a Santa Missa será presidida por um padre diferente, da forania praiana ou da Diocese.

“Cada noite uma ou duas comunidades da Paróquia fazem a animação [da Santa Missa] a liturgia da Palavra e os cantos. Vamos fazer um pequeno histórico da origem dessas comunidades. Quando e como nasceram e as primeiras pessoas que animavam” – detalha padre Edvaldo.

Leia também:   São Mateus se despede de Anália Calatroni Queiroz

“Além do breve histórico, vai acontecer uma entrada com a imagem do santo padroeiro da comunidade que estiver animando a noite”, complementa.

Ele ressalta que no Dia de São Mateus, a programação será mais extensa. Haverá missa às 8h presidida pelo padre André e animada pelos seminaristas. “A intenção é dar um toque vocacional nessa missa, já que o Evangelho de Mateus é a vocação que será narrada no dia. Após a missa das 8h, tem o café partilhado no galpão da catedral” – frisa.

Foto: Pascom- Diocese de São Mateus

Às 16h, será realizada a Santa Missa presidida pelo bispo Dom Paulo Bosi Dal’Bó com as presenças de bispos das dioceses de Colatina, Vitória e Cachoeiro. A paróquia de Ecoporanga é a responsável pela animação. “Vem uma caravana de lá participar da missa e animar”, afirma.

Depois da Santa Missa, acontece a procissão passando pela Avenida João XXIII, monumento Igreja Velha, Rua Doutor Arlindo Sodré, da Liberdade, Avenida José Tozze, com retorno à Catedral.

O padre destaca ainda que algumas missas da novena serão especiais para algumas categorias que atuam na igreja e na sociedade.

Leia também:   Poeta mateense versa sobre memórias e transforma histórias de vidas em poesia
Foto: Divulgação

 

ROMARIAS

Neste ano, além da Romaria das Famílias, que acontece há alguns anos, haverá também a Romaria dos Coroinhas. “No domingo [18 de setembro], além da missa da novena, às 10h, tem a Romaria dos Coroinhas. Todos os coroinhas da Diocese, das 26 paróquias, estarão aqui” – frisa.

Já a Romaria das Famílias acontece no dia 17 de setembro, com saída da Capelinha, no balneário de Guriri, às 16h, com chegada na Catedral.

“Estamos ainda em tempo de pandemia, mas como ela está amenizada, vamos fazer a festa integral de São Mateus. Para quem não voltou para a igreja, que marque a sua volta participando dessa novena e dessa festa. Vai ser muito abençoada e a gente continua a nossa missão apesar de ainda estar acontecendo mortes e pessoas sendo infectadas. Continuamos rezando pela intercessão de São Mateus para que esse momento ainda difícil passe logo”.

 

 

 

Foto do destaque: Pascom- Diocese de São Mateus

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here