Por
Claudio Caterinque
Repórter

O diretor-presidente da Petrocity, José Roberto Barbosa da Silva, participou nesta quinta-feira (2), no Palácio do Planalto, da cerimônia de lançamento do programa para alavancar concessão de autorizações ferroviárias e investimentos. Junto com o ministro do Desenvolvimento Regional, Tarcísio Gomes de Freitas, ele assinou o requerimento de autorização ferroviária do trecho Ipatinga a São Mateus de 430 quilômetros nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

O projeto já apresentado há alguns anos pelo diretor-presidente da Petrocity prevê que a ferrovia deverá ligar São Mateus a Belo Horizonte.

Em entrevista à Rede TC de Comunicações, José Roberto afirmou que o ato significa uma autorização do Governo Federal para que o empreendimento possa iniciar os estudos de engenharia para a implantação da ferrovia. Ele disse que a previsão é investir R$ 5,2 bilhões na ferrovia, afirmando que a empresa que conduzirá os estudos, projetos e implantação da estrada de ferro já está contratada.

Segundo ele, os próximos passos serão conduzir o refinamento do trecho com rodograma do percurso, levantamentos e termos de referência ambientais, fundiários e outros estudos. “Saímos na frente porque já estamos autorizados a iniciar os estudos de engenharia. Essa é uma das mais importantes ferrovias do País, porque vai ligar regiões produtoras e outras rodovias ao porto de São Mateus” – frisou.

Leia também:   Coffees: Governo do ES marca presença na Semana Nacional do Café

 

Além do porto que está sendo projetado para Uruçuquara, José Roberto destacou ainda que a ferrovia contemplará ainda a exploração de sal-gema, que está em fase de leilão de área no Governo Federal.

De acordo com José Roberto, o objetivo é que a ferrovia esteja operando em 2026.
Também participaram da cerimônia, que teve a presença do presidente Jair Bolsonaro, os deputados federais capixabas Evair de Melo e Soraya Manato.

 

PORTO

Ainda sobre o porto da Petrocity, José Roberto afirmou que todos os projetos estão aprovados, inclusive já com o licenciamento ambiental do Iema, para que o empreendimento possa sair do papel.

 

Foto do destaque: Reprodução

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here