Por

Claudio Caterinque

Repórter

Com o objetivo de dar uma solução definitiva para o abastecimento de água potável em São Mateus, uma comitiva liderada pelo prefeito Daniel Santana entregou ao governador Renato Casagrande um estudo para a construção de ressalto hidráulico e mudança na captação de água do Município.

A entrega foi feita durante agenda do governador em Conceição da Barra nesse final de semana. Daniel estava acompanhado do presidente da Câmara de São Mateus, vereador Paulo Fundão, dos vereadores Cristiano Balanga (líder do prefeito na Câmara) e Kacio Mendes (vice-presidente da Mesa Diretora), além do diretor do Saae, René Michel Kherlakian. Também estavam presentes no ato de entrega do estudo o prefeito de Conceição da Barra, Mateuzinho, o deputado federal Josias Da Vitória e o deputado estadual Marcelo Santos.

De acordo com o estudo apresentado, a proposta é estabelecer uma parceria com o Governo do Estado para realizar as obras, que têm previsão de investimento da ordem de R$ 40 milhões.

Segundo o estudo, a nova captação de água considera o crescimento populacional do Município nos próximos 25 anos. O estudo prevê ainda que as obras beneficiam tanto São Mateus quanto Conceição da Barra, já que a proposta é construir o ressalto hidráulico no Rio Cricaré antes do ponto de captação de água da Cesan, no Bairro Jambeiro.

Leia também:   Poeta mateense versa sobre memórias e transforma histórias de vidas em poesia
Foto: Secom-PMSM/Divulgação

A obra inclui ainda a construção de uma adutora com 600 milímetros de diâmetro e 4,1 quilômetros de extensão, com início após o ponto de captação de água da Cesan, utilizada para abastecer Conceição da Barra, até a estação de tratamento do Saae, no Bairro Boa Vista.

Ainda de acordo com o estudo, as obras têm previsão de conclusão em 23 meses, considerando os prazos de elaboração do projeto, captação de recursos, do processo de concorrência pública para a contratação de empresa, além da execução das obras.

 

Governador vai abraçar a causa, afirma Daniel

Após entregar o estudo de uma nova captação de água em São Mateus para o governador Renato Casagrande, o prefeito Daniel Santana demonstrou confiança na execução do projeto. Em entrevista à Rede TC de Comunicações, o prefeito salientou que o governador vai abraçar a causa.

O estudo da nova captação do Saae foi entregue ao governador Renato Casagrande durante agenda do Governo do Estado em Conceição da Barra no fim de semana. O prefeito Daniel frisou que Casagrande vai abraçar a causa.
Foto: Claudio Caterinque/TC Digital

“O projeto foi feito pensando em Conceição da Barra e São Mateus porque a cunha salina que avança pelo rio em algumas épocas do ano dá aquele problema todo e o estudo, perto do Jambeiro, vai beneficiar os dois municípios” – frisou Daniel.

Leia também:   Com baixa procura, Saúde busca estratégias para ampliar vacinação contra a dengue em São Mateus

“Vamos fazer em parceria. Apresentamos um orçamento ao governador e ele viu que é viável. Vai colocar o René [Michel, diretor do Saae] em contato com a Cesan para ver a viabilidade do projeto. Ele [o governador] já deu aceite, disse que está tudo ok e, tendo viabilidade do projeto, vai abraçar essa causa” – destacou.

 

RENÉ

Diretor do Saae, René Michel reforçou que o ponto de captação de água de São Mateus deverá ser construído um pouco acima do Bairro Jambeiro e que o ressalto hidráulico ficará num ponto antes da captação da Cesan. “O ponto foi escolhido exatamente para que os dois municípios sejam beneficiados”.

 

DA VITÓRIA

Coordenador da bancada federal capixaba no Congresso Nacional, o deputado Josias Da Vitória colocou o mandato à disposição para buscar a melhor solução para o abastecimento de água em São Mateus. “Inicialmente, o Governo do Estado fará a avaliação para contratação do projeto. Sabendo do valor da obra, buscaremos a fonte [de recursos para custear a obra]” – frisou o parlamentar.

Leia também:   Daniel obtém vitória por unanimidade do TJES contra lei municipal de iniciativa da Câmara que aumentou seu salário

 

PAULO FUNDÃO

O presidente da Câmara de São Mateus, vereador Paulo Fundão, afirmou que a Câmara vai estar sempre em parceria com o Executivo Municipal, junto com o Governo do Estado, para resolver essa questão.

“É uma questão que tem preocupado o governador e ele tem nos cobrado uma solução em todas as reuniões que tivemos. O governador já disse e eu citei da Tribuna da Câmara na semana passada que se São Mateus não resolver esse problema o desenvolvimento fica comprometido. Que bom que nós temos esse projeto para que possamos amenizar o sofrimento do povo mateense e a Câmara vai contribuir naquilo que for possível”.

 

KACIO

Vice-presidente da Câmara de São Mateus, o vereador Kacio Mendes salientou que o objetivo do prefeito é buscar parceria com o Governo do Estado para resolver em definitivo o problema do abastecimento de água no Município.

“Nós, enquanto Legislativo, vamos dar todo o apoio ao nosso prefeito para que possamos solucionar essa briga constante da sociedade. Tenho certeza de que essa parceria que vem dando certo, logo vamos dar uma resposta positiva para a população”.

 

Foto do destaque: Secom-PMSM/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here