O Espírito Santo fechou o mês de julho com uma nova redução histórica no número de homicídios dolosos. Ao todo, foram 63 casos registrados em todos o Estado no período, sendo o segundo melhor resultado de todos os meses desde 1996. De acordo com a Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), a estatística só não é melhor que a de junho desse ano, com 59. É o sétimo mês seguido de queda nos números da Sesp.

No total, de janeiro a julho deste ano, foram registrados 561 assassinatos, uma redução de 19,6% em relação ao número de casos em 2018, quando foram registradas 676 vítimas. A região da Grande Vitória obteve grande destaque nessas estatísticas e fechou com o melhor mês em 23 anos. Ao todo, foram totalizados 29 homicídios, somando Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Viana e Guarapari.

O Município de Cariacica, que chegou a apresentar aumento de 30% nos registros de crimes no início de 2019, após ações definidas nas diretrizes do programa Estado Presente em Defesa da Vida, passou a apresentar redução de 6% em julho, revertendo o quadro do começo do ano. Foram 25 assassinatos nos últimos três meses. Somente em abril haviam sido 24 mortes.

Leia também:   Assaltante levou aproximadamente R$ 3 mil de lotérica de Nestor Gomes

O secretário de Estado da Segurança Pública, Roberto Sá, explicou quais foram os principais fatores para essa redução de mortes. “Atribuo essa redução de homicídios a fatores importantíssimos. Um dos principais é a definição de um foco, com o programa Estado Presente em Defesa da Vida, que é a prisão qualificada de homicidas e apreensão de armas de fogo. Depois vem a participação pessoal do nosso governador, que acompanha periodicamente os indicadores e realiza as reuniões onde são definidas as estratégias policiais para combate à criminalidade” – afirmou.

Sá ainda destacou e agradeceu às forças de segurança, exaltando o trabalho policial nas ruas. “Ao todo, prendemos cinco assassinos por dia e apreendemos nove armamentos diariamente no Espírito Santo. E para que isso aconteça, o ponto a ser destacado é a dedicação do nosso policial, que hoje entrega um grande resultado. Tenho que dar um destaque especial aos policiais de Cariacica, que obtiveram grande êxito nas operações, trabalharam dia e noite e conseguiram sair do aumento para a redução em apenas 90 dias” – ressaltou.

O secretário estadual da Segurança Pública, Roberto Sá, explicou quais foram os principais fatores para essa redução de mortes. Foto: Hélio Filho/Secom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here