Sempre alerta, para servir, o melhor possível! Com essa determinação, o 7º Grupo Escoteiro Agenor de Souza Lé está próximo de realizar um sonho de muitas décadas: ter uma sede própria para desenvolver as atividades educativas com crianças, adolescentes e jovens mateenses.

O apoio para esse upgrade no escotismo desenvolvido em São Mateus foi manifestado pelos vereadores na já histórica sessão de terça-feira da Câmara. Na ocasião, o grupo escoteiro recebeu uma Moção de Congratulação, proposta pelo vereador Cristiano Balanga.

 

Na homenagem concedida pela Câmara de São Mateus, os escoteiros estiveram representados por Ana Maria de Oliveira Pestana, Maria do Carmo Furtado Azevedo, Gilmar Henriques e Lívia Rocha.

Bem-humorado, o presidente Paulo Fundão quebrou o protocolo na homenagem proposta por Balanga, lembrou que foi líder estudantil e ainda revelou que sempre quis ser escoteiro. No uso da palavra durante a entrega da Moção de Congratulação, os vereadores Robertinho Assis, Adeci de Sena, Carlinho Simião e Delermano Suim, além do próprio Balanga, também reforçaram a disposição de viabilizar uma sede própria para o grupo escoteiro, conclamando um projeto de lei que seja assinado conjuntamente por todos os parlamentares.

Em emocionantes testemunhos sobre a relação com o escotismo na Cidade, eles ainda manifestaram o desejo de ter também o prefeito Daniel Santana como parceiro do projeto. Como líder do Governo, Balanga colocou-se como interlocutor nesta missão, destacando inclusive a relação de harmonia compartilhada entre os poderes Executivo e Legislativo.

Leia também:   Mutirão de manutenção em São Mateus avança para o segundo mês de implantação

 

HOMENAGEM

Os escoteiros estiveram representados pela presidente do 7º GE, Ana Maria de Oliveira Pestana, pela diretora de Método Educativo Maria do Carmo Furtado Azevedo, pelo escotista Gilmar Henriques e pela jovem pioneira Lívia Rocha.

O presidente dos Escoteiros do Brasil na Região Espírito Santo, Luciano Rodrigues, em participação por vídeo, destacou os principais fundamentos do escotismo, movimento de educação não-formal criado em 1907 pelo general inglês Robert Baden-Powell. Dirigentes e escotistas de outros grupos do Espírito Santo, inclusive da própria Regional, acompanharam a sessão, em tempo real, por meio de redes sociais.

 

Escotismo está presente em

São Mateus há quase 100 anos

 

Atualmente em mais de 220 países e territórios e reunindo um número superior a 55 milhões de membros registrados, o Movimento Escoteiro está presente em São Mateus há quase 100 anos.

No dia 23, exatamente no Dia do Escoteiro, foi localizada uma fotografia que retrata a presença de escoteiros na inauguração do Mercado do Porto, em 1929.

Leia também:   Famílias deixam fazenda e MST realiza caminhada pela Cidade

Demolido na restauração do Sítio Histórico, no fim do século passado, o mercado havia sido construído na administração do prefeito Ademar Neves.

No dia 23, exatamente no Dia do Escoteiro, foi localizada uma fotografia que retrata a presença de escoteiros na inauguração do Mercado do Porto, em 1929.

A identidade atual do Grupo Escoteiro remonta ao início dos anos 1970, numa refundação conduzida pelo padre italiano Antonio Pianca. O nome escolhido, Agenor de Souza Lé, é uma homenagem ao eminente educador que propagou o escotismo em solo mateense, há quase um século.

 

GRATIDÃO E PARCERIAS

Em pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal, a presidente Ana Maria Oliveira Pestana agradeceu a homenagem dos vereadores, destacando o proponente Cristiano Balanga e o presidente Paulo Fundão.

Ana explicou que o grupo escoteiro está sem sede própria há mais de 30 anos, quando ocupava, até então, as instalações no Estádio Sernamby, praça esportiva concebida pelo mesmo padre Antonio Pianca.

De acordo com a presidente, a intenção é constituir para breve uma sede própria e também retomar o reconhecimento municipal como instituição de utilidade pública, como já ocorre em nível nacional.

A chefe Ana, como é conhecida, frisa que, para esses propósitos, confia plenamente no apoio do prefeito Daniel Santana e adianta que buscará também novas parcerias com a iniciativa privada para que lobinhos, escoteiros, sêniores e pioneiros possam, “sempre alertas, servir o melhor possível”.

Leia também:   Mateenses já podem fazer sugestões para a Lei Orçamentária Anual

 

Foto do destaque: Divulgação

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns a todos os envolvidos, principalmente andesas autoridades, apoiarem esta nobre causa. O Escotismo é formador de homens integros. Merecido apoio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here