Após decisão conjunta da Secretaria Municipal de Educação (SME) e a direção das escolas em São Mateus de realizarem o desfile cívico de 7 de Setembro de forma diferente neste ano, algumas unidades têm se unido para fazerem a comemoração à Independência do Brasil em conjunto.

Diretora da Escola João Pinto Bandeira, Sandra Oliveira detalha que o desfile acontecerá numa parceria com a Escola Golfinho, além dos Ceim’s Carmelina Rios e São João. “Essa foi a organização que fizemos com os diretores para o desfile de 7 de Setembro. Na verdade, é um desfile na comunidade onde a escola está inserida” – frisa a diretora.

“O tema para a nossa escola vai ser a Lei 10.639, que fala da diversidade cultural, que em 2023 faz 20 anos de promulgação. Nós tivemos muitas conquistas nesse tempo. Então, a gente traz para a comunidade este tema” – aponta.

Leia também:   Primeira obra da mateense Edeny Dena Gomes Furini, Cotidiano e Poesia terá lançamento em junho

A lei que se refere a diretora, de 9 de janeiro de 2023, altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira.

 

DESFILE

Ainda segundo Sandra, o desfile terá início às 9h30, com concentração defronte à Escola João Pinto Bandeira e o Centro de Vivência Amélia Boroto, no Bairro Carapina. “Vamos fazer o desfile pelo bairro, passando em frente ao Ceim Carmelina Rios, dar uma volta na comunidade que a gente atende” – explica.

De acordo com Sandra, a Banda Marcial e Fanfarra José João do Sacramento Júnior, composta por 15 alunos da Escola João Pinto Bandeira, já está ensaiando para a apresentação no dia. Os estudantes estão sob a coordenação do maestro Lauredi Costa Soares.

“Todos os turnos participam do desfile colaborando de alguma forma” – complementa a diretora.

 

Escola e duas creches estudam desfilarem juntas na Cohab

Leia também:   Mateenses já podem fazer sugestões para a Lei Orçamentária Anual

Diretora da Escola Dr. Arnóbio Alves de Holanda, Eliane Roncatto se reúne na quinta-feira (24) com diretores das creches Pequeno Príncipe e Sementinha para decidirem sobre o ato cívico no dia 7 de Setembro no Bairro Forno Velho (Cohab).

Segundo Eliane, a reunião é para tratar dos últimos detalhes do desfile. Ela detalha que a escola possui uma banda marcial formada por 38 estudantes dos turnos matutino e vespertino, de séries diversas.

“Quando começou o ano letivo fizemos o convite. Os alunos aceitaram e participam dos ensaios duas vezes por semana desde fevereiro. O nosso maestro é o Joílson Alves, da Lira Mateense” – afirma.

De acordo com Eliane, o horário do desfile ainda não foi definido “porque o maestro fará uma apresentação com a Lira no mesmo dia”. Segundo ela, quando a apresentação da Lira Mateense for definida, a escola escolherá o horário para o início da celebração cívica.

Leia também:   Adolescente portando maconha é apreendido pela PM neste domingo em São Mateus

“Familiares, alunos, toda a equipe de professores, estão convidados para o desfile” – salienta.

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here