Por

Wellington Prado

Repórter

Se comprometendo “com empenho”, o senador Fabiano Contarato afirma que ainda há esperança de reverter a venda dos ativos da Petrobras no Espírito Santo. Em agenda em São Mateus nesta terça-feira (4), o senador concedeu entrevista exclusiva à Rede TC de Comunicações e adiantou que terá reunião nos próximos dias com o presidente da estatal, Jean Paul Prates.

“Na verdade, a gente tem que fortalecer a Petrobras. Sou contra qualquer tipo de privatização. Acho que o que tinha de ser feito nesse sentido já foi feito. Agora temos que fortalecer as estatais, as empresas públicas. Podem contar comigo” – disse o senador, antes de iniciar uma reunião convocada pela vereadora Ciety Cerqueira na sede do Sindipetro-ES em São Mateus. Também participaram representantes de movimentos sociais.

Na entrevista, Contarato frisa que no encontro com o presidente da Petrobras reforçará a demanda contra a venda dos ativos no norte do Estado, demonstrando preocupação para que tudo seja feito de forma legal para impedir as vendas. “Estarei empenhado neste sentido”.

Nos últimos dias correram rumores em Brasília de que Lula não estaria satisfeito com decisões tomadas recentemente por Jean Paul Prates na direção da Petrobras. Perguntando sobre essa situação, o senador Fabiano Contarato foi enfático em afirmar que a relação é excelente.

Leia também:   Lojas e supermercados fechados no Dia do Trabalhador em São Mateus

“A relação com o Presidente Lula é a melhor possível. O Jean Paul é um quadro técnico, foi senador por quatro anos. Um profissional extremamente respeitado entre todos, tanto no meio quanto dentro do parlamento. O caminho está fértil para fortalecer a Petrobras cada vez mais” – sustenta.

 

PROSSEGUIMENTO NAS VENDAS

Após dois pedidos do Ministério de Minas e Energia para suspensão das alienações de ativos, o Conselho de Administração da Petrobras decidiu, dia 30 de março, suspender imediatamente a privatização de 32 ativos que haviam sido colocados à venda pelo governo Bolsonaro, mas manteve o desinvestimento da Lubnor (CE), dos Polos Pescada e Potiguar (RN) e dos Polos Norte Capixaba, Golfinho e Camurupim (ES).

Leia também:   Com baixa procura, Saúde busca estratégias para ampliar vacinação contra a dengue em São Mateus

 

Senador garante que levará demanda do Curso de Medicina no Ceunes a Ministério

O senador Fabiano Contarato disse à Reportagem nesta terça-feira (4) que se compromete com a luta pelo Curso de Medicina no Ceunes. Mais do que isso, adiantou que levará essa demanda pessoalmente ao ministro da Educação, Camilo Santana.

“Sabemos que a saúde pública de qualidade é um direito de todos, mas é um dever do Estado. Se hoje você avaliar o percentual de vagas no curso de Medicina no Estado do Espírito Santo, 91% de todas as vagas estão nas faculdades particulares. Apenas uma instituição pública oferta curso de Medicina. Uma família carente, como a que eu venho, de uma família pobre, o filho de um trabalhador, pagar R$ 10 mil num curso de Medicina fica impossível” – argumenta o senador.

Dentro da agenda em São Mateus, o senador esteve no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) onde foi recebido pelo diretor Luiz Antonio Favero Filho que o entregou pedido para reforçar a luta pelo Curso de Medicina público no Centro Universitário.

Leia também:   Famílias deixam fazenda e MST realiza caminhada pela Cidade

“Eu, como líder do PT no Senado, tenho total interesse em fazer isso. Me comprometi em levar essa demanda e vou pessoalmente junto ao ministro [da Educação] Camilo [Santana], pois é uma pauta extremamente positiva. Quem vai ganhar com isso é a população de todo o norte capixaba, que vai ter a possibilidade de ter um curso de graduação em Medicina” – reforça.

O senador avaliou o momento atual como propício para embarcar nessa luta. Nesta quarta-feira (5), uma portaria de 2018 que proibia a criação de novas vagas e novos cursos de Medicina no Brasil perde a validade. “Esse é o momento exato. Costumo citar uma frase de um filósofo chamado Victor Hugo que diz o seguinte: Não há nada mais poderoso do que uma ideia quando o seu tempo chega. E a ideia do Curso de Medicina talvez seja esteja neste momento. Vou me empenhar para que isso seja uma realidade aqui para todo norte do Espírito Santo, especialmente São Mateus” – enfatiza.

 

OUTRAS AGENDAS

Além da visita ao Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) e a reunião com os movimentos sociais no Sindipetro-ES, o senador Fabiano Contarato participou também de uma missa na Catedral pela manhã, visitou o prefeito Daniel Santana e esteve no Projeto Margarida Gerna, em Guriri, à tarde. À noite, discursou na Câmara de Vereadores.

Foto do destaque: Wellington Prado/TC Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here