Por

Claudio Caterinque

Repórter

O número de casos de covid-19 confirmados no município de São Mateus nos primeiros 19 dias de 2022 já corresponde a mais de 21% de todos os casos registrados em 2021. Os dados são do Painel Covid-19 da Secretaria Estadual da Saúde.

Na atualização do painel desta quarta-feira (19), a Sesa registrou que foram confirmados 2.080 casos de covid-19 em 2022. A quantidade representa cerca de 21,47% dos 9.687 casos registrados no ano passado e mais de 38,82% dos 5.358 casos confirmados em 2020, primeiro ano da pandemia do novo coronavírus.

Sobre o número de mortes, neste ano São Mateus registrou quatro perdas por covid-19 desde 1° de janeiro. Em janeiro de 2021, quando o Município não contava com cobertura vacinal e os casos eram causados por outras cepas do coronavírus, 23 mortes foram confirmadas entre os dias 1º e 19 de janeiro.

 

ÔMICRON

Assim como outras partes do país, São Mateus têm enfrentado uma rápida disseminação da covid-19 neste início do ano. De acordo com a Sesa, em todo o Espírito Santo, a maioria dos casos confirmados são pela ômicron, considerada uma variante de preocupação pela Organização Mundial da Saúde.

Leia também:   Follador afirma que São Mateus não registrou caso de hepatite misteriosa

Apesar de estar associada a casos mais leves, a variante se mostrou muito mais transmissível que as outras mutações do vírus, o que tem motivado alertas sobre a possibilidade de haver sobrecarga dos sistemas de saúde, conforme constataram nesta semana os secretários de Saúde de São Mateus, Henrique Follador, e do Espírito Santo, Nésio Fernandes.

Em São Mateus, há vários dias não vagas para internação de pacientes com covid no Hospital Roberto Silvares, referência para o tratamento da doença no norte do Estado. A unidade hospitalar conta com 10 leitos de UTI e 9 de enfermaria dedicas à covid.

De acordo com a Sesa, a gestão dos leitos é feita em âmbito estadual e os pacientes que necessitam são internados em unidades hospitalares que possuem vagas. Nesta quarta-feira, a ocupação geral de leitos no Espírito Santo estava em 76,89%, sendo 77,86% na UTI e 75,31% em enfermaria.

 

TESTES

A Sesa afirma que no Espírito Santo há disponibilidade de testes de covid por ampla demanda. Em entrevista à Rede TC de Comunicações na terça-feira, o secretário municipal de Saúde Henrique Follador adiantou que São Mateus possui material para testar toda a população.

Leia também:   Com baixa vacinação, São Mateus repete Dia D contra influenza e sarampo no sábado

 

Foto do destaque: Pixabay

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here