A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, órgão pertencente ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo, emitiu um alerta para acumulados de chuvas para esta quarta-feira (25) em São Mateus e a maior parte do Espírito Santo. Há previsão de acumulados entre 50mm a 70mm de chuvas para este dia no Município.

Apenas uma pequena faixa no extremo norte do Estado, nos municípios de Mucurici e Pedro Canário, a previsão é de acumulados entre 30mm e 50mm no período de 24 horas.

“Quarta-feira com muitas nuvens e tempo instável em todo o Espírito Santo. Devido a combinação do calor e alta umidade relativa do ar, chove em alguns momentos do dia, e previsão de trovoadas entre a tarde e à noite em todas as regiões. Os ventos sopram com intensidade moderada a forte no litoral o Estado e nas áreas com trovoadas” – destalha a Coordenação de Meteorologia do Incaper.

Já para esta terça-feira (24), a previsão é de variação de nuvens na maior parte do Estado e pancadas de chuva com prováveis trovoadas. “Expectativa de acumulado de chuva expressivo em vários trechos do Estado, com destaque para o lado oeste capixaba” – frisa o órgão estadual.

Leia também:   Primeira obra da mateense Edeny Dena Gomes Furini, Cotidiano e Poesia terá lançamento em junho

CHUVAS NO ES

A Defesa Civil estadual registra que os cinco maiores acumulados de chuva em 24 horas nesta segunda-feira (23), nos municípios que possuem estação meteorológica do Cemaden, foram os seguintes: Viana (42,99mm), Guaçuí (40,69mm), Mimoso do Sul (37,6mm), Itaguaçu (37,41mm) e Laranja da Terra (37,4).

Com as chuvas que caem do final de semana em alguns municípios capixabas, o Rio Doce se aproximava nesta terça-feira da cota de inundação em Linhares, segundo o alerta da Defesa Civil. Em Colatina, o nível do rio atingiu a cota de atenção. A Defesa Civil utiliza três níveis para determinar os alertas. Além das cotas de atenção e de inundação, existe uma intermediária, classificada como cota de alerta.

O município mais afetado com as chuvas volumosas dos últimos dias é Afonso Cláudio. -Foto: Defesa Civil Estadual.
Foto: Divulgação
O município mais afetado com as chuvas volumosas dos últimos dias é Afonso Cláudio. -Foto: Defesa Civil Estadual.
Foto: Divulgação

O município mais afetado com as chuvas volumosas dos últimos dias é Afonso Cláudio, que registrou pontos de alagamentos no domingo, além de deslizamentos de terras na ES-484, o que provocou interdição parcial da pista, queda de muro, obstrução e erosão de estradas rurais, queda de ponte e rompimento de barragem.

Leia também:   São Mateus se despede de Anália Calatroni Queiroz

No norte do Estado, foi registrado apenas a queda de dois postes de energia elétrica na rodovia que liga a cidade de Pinheiros à BR-101, na altura de Sayonara, Conceição da Barra.

 

Foto do destaque: Wellington Prado/TC Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here