Ainda há quem circule por ruas e avenidas da Cidade sem a proteção facial, mas nesta semana cresceu o volume de pessoas utilizando máscaras em São Mateus, em prevenção ao novo coronavírus. Para fomentar essa medida protetiva, a Prefeitura adquiriu em regime de emergência 50 mil máscaras, que estão sendo distribuídas à população carente.

Secretário municipal de Saúde, Henrique Follador recebeu as 50 mil máscaras adquiridas pela Prefeitura. Foto: PMSM/Divulgação

A utilização de máscara ainda não é uma determinação, com exceção aos profissionais que trabalham nos estabelecimentos comerciais. Entretanto a Secretaria Municipal de Comunicação adianta que, nos próximos dias, será decretado o uso obrigatório para quem sair de casa.

Até o momento, o Governo do Estado determinou a obrigatoriedade de utilização de máscara pelas pessoas que saírem de casa em municípios considerados de risco alto de contaminação, casos atualmente de Alfredo Chaves, Bom Jesus do Norte, Cariacica, Fundão, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

A Reportagem da Rede TC constatou um número maior de pessoas transitando com máscara, em prevenção ao novo coronavírus. Foto: Wellington Prado/TC Digital

Em São Mateus, o aumento na utilização de máscaras ocorre junto com a elevação da produção, seja em ações solidárias ou comerciais. Um exemplo são entidades de Guriri, que reuniram 26 voluntários para fabricação de máscaras de tecido e já distribuíram gratuitamente mais de 1.000 peças de proteção para instituições sociais e da área de saúde. O objetivo é também realizar doações a famílias carentes.

Leia também:   Mateenses já podem fazer sugestões para a Lei Orçamentária Anual

A produção de máscara transformou-se em fonte de renda neste tempo de economia abalada pela covid-19. É possível encontrá-las em lojas de roupas, estamparias, mercearias, farmácias ou com costureiras, com preços que variam de R$ 3 a R$ 10, em diferentes estilos.

DOAÇÕES

De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação, as máscaras adquiridas estão sendo destinadas para todas as 29 unidades básicas de saúde, para doação aos moradores que não têm condições de adquirir a proteção.

 

As máscaras adquiridas pela Prefeitura foram encaminhas para as unidades de saúde distribuírem às famílias que não têm condições de adquirirem as peças. Foto: PMSM/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here