Com as lojas abertas neste sábado e domingo, o consumidor mateense tem mais tempo para as compras de Natal. No entanto, nesta sexta-feira (20) as lojas já estavam cheias de clientes que preferiram não deixar para a última hora.

A auxiliar de serviços gerais Lidnalva Alves da Costa foi ao centro da Cidade, acompanhada do filho, o fotógrafo Gabriel Victor da Silva. “Vim comprar um presente para o filho e já trouxe ele junto, para não ter erro. Ele faz aniversário em dezembro, então o presente sempre é dobrado”, diz, bem-humorada.

Operadora de pedágio Jaqueline de Jesus Santos foi comprar presentes para o namorado, para a mãe e amigo x. Foto: TC Digital.

De acordo com o diretor do Sindicato dos Comerciários, José Amaral dos Santos, neste sábado o comércio fica aberto até 16h, já domingo as lojas funcionam de 8 às 15 horas. Na segunda-feira (23), o comércio fecha às 20h, e no dia 24, véspera de Natal, os comerciantes mantêm os estabelecimentos em horário normal, até 18h.

“O comércio já está cheio, mas a gente sabe que os últimos dias são os mais movimentados, então esperamos que as vendas cresçam ainda mais nestes três últimos dias que antecedem o Natal”, diz Amaral, lembrando que, em compensação, as lojas não abrem nos dias 25, 26 e no feriado do dia 27.

Leia também:   São Mateus se despede de Anália Calatroni Queiroz

Gerente de uma loja de calçados, José Mildeberg Filho afirma que as vendas nos primeiros 20 dias de dezembro cresceram cerca de 40% em relação ao mês anterior e 10% em relação ao mesmo período do ano passado. “Estamos fazendo promoção em pleno Natal e melhoramos as condições de pagamento para atrair os clientes, e as medidas têm surtido efeito”, comemora.

COMPRAS

Costureira Lucenir Alves dos Santos foi comprar um presente para o filho. Foto: TC Digital.

Na tarde de sexta, a comerciante Selene Santana Dias estava atrás de um presente para o irmão, mas aproveitou e levou uma blusa também. “Vou passar o Natal na casa do meu irmão em Belo Horizonte, e vou levar uma calça e camisa para ele de presente. Não tinha intenção de comprar nada para mim, mas a gente sempre acaba gastando mais um pouquinho nessa época” – diz.

A operadora de pedágio Jaqueline de Jesus Santos estava com uma lista de presentes para comprar e resolveu tirar a tarde de sexta-feira para pesquisar os preços. “Tenho que comprar presente para o namorado, para minha mãe e para um ‘amigo x’, e ainda tem que sobrar para levar alguma coisa para mim também”, diz ela.

Leia também:   Mateenses já podem fazer sugestões para a Lei Orçamentária Anual

Por outro lado, a costureira Lucenir Alves dos Santos diz que evita gastar nesta época do ano. “Vim só comprar uma sandália para meu filho porque ele está precisando, mas prefiro deixar passar o Natal, porque as lojas costumam baixar os preços”, afirma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here