A chuva intensa que cai sobre São Mateus alcança também os demais municípios da Bacia do Rio Cricaré. A Reportagem obteve dados dos pluviômetros automáticos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) dos municípios capixabas e mineiros que fazem parte da bacia hidrográfica dos últimos sete dias, até quarta-feira (14).

Os maiores volumes observados neste período ocorreram em Conceição da Barra, com acumulado de 210,8mm de chuva.

 

SÃO MATEUS

Já em São Mateus, o acumulado de chuva no mesmo período foi de 145,8mm. O pluviômetro automático do Cemaden no Município fica instalado em Guriri. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também possui uma estação automática, que está localizada no Bairro Litorâneo. Nela estão registrados 180,6mm de chuva no período.

Tomando por base a estação automática do Inmet instalada no Bairro Litorâneo, São Mateus recebeu em novembro um volume de chuvas superior a 475mm. Já nos 15 dias deste mês de dezembro foram 307,2mm. Nestes 45 dias o volume de chuvas acumulado chega a 782mm. Como comparação, a média anual de chuvas para o Município é de 1.200mm segundo a série histórica de precipitação do Incaper.

Leia também:   Mateenses já podem fazer sugestões para a Lei Orçamentária Anual

 

OUTROS MUNICÍPIOS

Nos demais municípios, a Reportagem apurou nos pluviômetros do Cemaden, acumulados variados de chuvas. No Espírito Santo, os volumes acumulados de 8 a 14 de dezembro são os seguintes: Nova Venécia (79,16mm), Boa Esperança (120,6mm), Vila Pavão (126,2mm), Ecoporanga (54,06mm), Barra de São Francisco (134,99mm) e Água Doce do Norte (88,6mm). Os dois braços, sul e norte, do Rio Cricaré banham estes municípios.

Os dados obtidos nos municípios mineiros com chuvas mais significativas são os seguintes: Mantena (104,4mm), Itabirinha (109,4mm), Central de Minas (131,6mm), São Félix de Minas (114mm) e Mendes Pimentel (138mm).

Leia também:   São Mateus disputa fase regional dos Jogos Escolares do Espírito Santo a partir de segunda-feira

 

RIO CRICARÉ

Conforme um morador de Barra de São Francisco, os níveis dos rios estão normais no Município, “dentro de recorte atual de período de chuvas”, sem transbordamento. Os dois rios que cortam a cidade são Itaúnas e São Francisco, afluentes do Rio Cricaré.

No entanto, o relato era de que no município vizinho de Mantena (MG) chovia intensamente na tarde desta quinta-feira (15).

A Defesa Civil de Nova Venécia também relatou que o nível do Rio Cricaré estava normal. Um morador do Distrito de Nestor Gomes, em São Mateus, enviou imagens da Cachoeiro do Cravo, que apresentava nesta quinta-feira um volume de água maior do que o normal, mas sem representar risco de transbordamento.

 

PREVISÃO

A Defesa Civil Estadual prevê aberturas de Sol nesta sexta-feira (16), mas a expectativa é de pancadas de chuva em todo o Espírito Santo, incluindo o norte do Espírito Santo. Já no sábado, a previsão é de que haja chuvas mais intensa, com volumes entre 30mm e 50mm em todas as regiões.

Leia também:   Famílias deixam fazenda e MST realiza caminhada pela Cidade

Os institutos de meteorologia preveem que o período chuvoso prossiga no Espírito Santo pelo menos até segunda-feira (19).

 

Foto do destaque: Wellington Prado/TC Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here