A expectativa de ruralistas em relação às safras de café e de pimenta-do-reino no próximo ano é de puro otimismo. Isso graças às fartas chuvas, que, conforme o secretário municipal de Agricultura João Vasconcelos, chegaram no momento certo. “Bem na hora da granação, quando necessita de mais água. Os produtores agradecem, principalmente aqueles que têm como armazenar água. É muito importante essa chuva para o crescimento agrícola de São Mateus” – complementa.

Segundo o secretário, ainda é muito cedo para falar em números da próxima safra. Mas ele garante que devem ser melhores que os registrados em 2017 e 2018. “Ainda neste ano teve um reflexo da seca daqueles anos anteriores. Então no ano que vem, por essas chuvas estarem vindo mais frequentes, pelo menos na minha análise, a gente pode ter recorde na produção, comparando os anos anteriores de crise hídrica, porque a gente teve bastante queda” – acredita.

Com as chuvas que caem neste mês de novembro, as lavouras estão revigoradas e criam ótimas expectativas nos produtores para a próxima safra. -Fotos: Ademilson Viana/TC Digital

O secretário afirma também que as previsões de chuvas até o final do ano agradam os produtores. “Para este mês de novembro, segundo o indicativo do Incaper, temos ainda muita chuva para cair. Até o final do ano a expectativa é de ainda mais chuvas para o norte do Estado”.

Leia também:   Polícia Militar apreende arma e maconha após troca de tiros em São Mateus

Além do café e da pimenta, João Vasconcelos destaca que a pecuária e a fruticultura também estão sendo beneficiadas pelas chuvas. “Com essa chuva, o capim tem tido um vigor maior. Os produtores de leite estão tendo um aumento significativo sem precisar levar o gado para outras áreas à procura de alimentos. Temos plantios agroflorestais que englobam a seringueira, o cacau. Em algumas comunidades a gente ver crescente a plantação de pitaya. A fruticultura em si está indo bem. É um município bastante diversificado. Resumindo tudo, a chuva é uma bênção”.

PATROLAMENTO DE ESTRADAS

Secretário de Obras, Infraestrutura e Transporte, Valter Pigati disse que já estão sendo retomados os trabalhos de recuperação de estradas na zona rural do Município. Ele relata que produtores rurais têm reclamado de buracos e lama em trechos com morros. Por isso, detalha o secretário, a Prefeitura está providenciando o cascalhamento em trechos mais acentuados, além de caixas secas para escoamento da água de enxurradas.

Pigati salienta que o trabalho está sendo feito em conjunto com a Secretaria de Agricultura, reunindo nove motoniveladora, três escavadeiras hidráulicas, onze caminhões caçamba, além de caminhões prancha e munck, dois compactadores e um trator com grade. “A nossa estrutura parece ser grande, mas pelo tamanho do nosso Município não é”, afirmou.

Leia também:   Força Tática recupera carros roubados e detém dois em São Mateus

São Mateus–ES

Leia também: Presidente do Incaper vê “boa perspectiva” para o setor cafeeiro

Leia também: Sindicato Rural orienta cuidados na pulverização de lavouras após chuvas

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here