Renilto afirma que, na Região dos Quilômetros, já caíram 170mm de chuva em novembro. -Fotos: Divulgação

Com o período chuvoso, intercalado de momentos de Sol e temperaturas elevadas, aumenta a possibilidade de o ambiente ficar propício para o desenvolvimento de doenças nas lavouras, como ferrugem e insetos, conforme explica o presidente do Sindicato Rural, Renilto Quinquim Correia. Com isso, os produtores rurais devem tomar alguns cuidados para não perderem parte da safra, seja no controle de pragas, ou no trato das culturas. Renilto orienta a procurar ajuda técnica na pulverização de inseticidas e herbicidas, por exemplo.

O presidente do Sindicato Rural classifica como muito bem-vindas as chuvas que caem no Município. De acordo com ele, somente na Região dos Quilômetros um pluviômetro do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) registrou 170mm de chuvas desde o início deste mês de novembro. “Isso é muito bom. Neste ano, pouca gente usou irrigação nas lavouras, o que traz uma economia de energia muito grande” – destaca.

Renilto analisa ainda que as chuvas podem ter abastecido os lençóis freáticos, o que, no entendimento dele, garante água por um longo período no campo. “A nossa safra no ano passado foi boa e a expectativa que neste ano [2018-2019] seja melhor ainda. Essa chuva dá um alento para o produtor. Os preços estão ruins, mas a chuva está ajudando. A pimenta-do-reino, o café, caíram muito de preço, mas a chuva ajuda a aumentar a produção e isso é muito bom” – complementa.

Leia também:   Polícia Militar apreende arma e maconha após troca de tiros em São Mateus

São Mateus–ES

Leia também: Chuva na hora certa amplia confiança em colheita farta de café e pimenta-do-reino

Leia também: Presidente do Incaper vê “boa perspectiva” para o setor cafeeiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here