A Câmara de São Mateus derrubou o veto do prefeito Daniel Santana ao Projeto de Lei que torna obrigatória a acessibilidade nas escolas municipais. De acordo com mensagem enviada à Rede TC pela Secretaria de Comunicação do Legislativo Municipal, após empate em cinco a cinco, coube ao presidente, vereador Jorge Recla, dar o voto de desempate. A votação aconteceu na sessão ordinária de terça-feira (4).

TRÂMITE
Conforme explicou a Câmara, com o resultado, caberá ao Legislativo remeter a decisão ao prefeito para a devida sanção da lei que obriga as escolas adequarem a estrutura física para oferecer acessibilidade aos alunos portadores de deficiência. Caso recuse, caberá ao Legislativo promulgá-la.

O PL 004/2019, de autoria do vereador Paulo Chagas, determina a construção de rampas de acesso, adaptação de sanitários, sinalização visual, tátil e sonora, eliminação de barreiras arquitetônicas, aquisição de cadeira de rodas para alunos com mobilidade reduzida durante sua permanência na escola, entre outras medidas.

VOTOS
Posicionaram-se a favor da derrubada do veto os vereadores Ajalírio Caldeira, Antônio Luiz Cardoso, o Temperinho, Carlos Alberto Gomes, Jerri Pereira, Jozail do Bombeiro, além do presidente Jorge Recla.

Aquiles Moreira, Doda Mendonça, Francisco Amaro, Jaciara Teixeira e Paulo Chagas, autor do projeto, votaram pela manutenção da decisão do prefeito.

Na fase de discussão, Paulo Chagas justificou a decisão de seguir o veto ao próprio projeto. Alegou ter sido orientado pelo Executivo que a lei seria contestada por gerar, segundo ele, custos aos cofres do Município, mesmo com parecer da Procuradoria da Câmara pela constitucionalidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here