A primeira audiência judicial em São Mateus utilizando o aplicativo WhatsApp foi um sucesso, com as partes entrando em acordo. Realizada no início da tarde desta quinta-feira (4), no Fórum Desembargador Santos Neves, a audiência da Vara da Família, pioneira na Comarca no modelo de Justiça Digital, referiu-se a processos de divórcio e de pensão alimentícia. A mulher residente no Município estava presente e o homem, em Sorriso (MT).

A primeira audiência em São Mateus utilizando WhatsApp foi considerada um sucesso. Foto: Ademilson Viana/TC Digital
“Alcançamos o objetivo, conseguimos contactar as partes, elas conversaram e chegaram a uma composição. Eles acordaram quanto ao divórcio, partilha de bens, guarda, alimentos e visitação” – comemorou a juiza Aline Moreira Souza Tinôco, precursora do modelo de Justiça Digital na Comarca de São Mateus.
Juíza Aline Tinôco: “Alcançamos o objetivo”. Foto: Ademilson Viana/TC Digital

O promotor Márcio Augusto Gonçalves Cardoso avaliou que a Justiça Digital é extremamente positiva. “Uma iniciativa muito válida, que tem que ser incentivada e expandida para os demais juízes do Tribunal”, destacou. O promotor entende que é um instrumento de acesso e efetivação da justiça.

Promotor Márcio Cardoso: iniciativa para ser incentivada. Foto: Ademilson Viana/TC Digital

Assim como a magistrada e o promotor, a auxiliar administrativa de 29 anos, uma das partes na primeira audiência utilizando WhatsApp, aprovou o modelo e a celeridade que tiveram os processos de divórcio e pensão alimentícia. “Se não fosse online, acredito que demoraria mais uns seis meses”, salienta. Ela disse que se sentiu confortável com o modelo de Justiça Digital e acrescentou que o ex-marido participou normalmente da audiência, mesmo estando em outro estado.

Leia também:   Polícia Civil prende mulher apontada como uma das mais procuradas de município capixaba

Advogada da outra parte nos processos, Duília Vianna Motta Alves disse que foi uma ótima experiência. “Meu cliente trabalha no Mato Grosso, especialmente no Município de Sorriso, e sem previsão de vir aqui. Conseguimos alcançar êxito e acordo nas duas ações sem a presença física dele, sem o deslocamento, sem que tivesse gasto com o deslocamento. Então foi uma experiência muito boa e muito produtiva” – avalia.

Advogada Duília Alves: experiência muito produtiva. Foto: Ademilson Viana/TC Digital

A audiência teve também a presença da idealizadora da Justiça Digital Evelyn Castillo e da diretora do Núcleo da Defensoria Pública de São Mateus, Daniela Machado Secioso Borgo, além de servidores da Justiça.

SEGUNDA AUDIÊNCIA
A juíza Aline Tinôco ainda conduziria a segunda audiência utilizando o aplicativo WhatsApp, na tarde desta quinta-feira (4). Uma das partes reside em São Mateus e estava presente no Fórum Estadual, enquanto a outra mora nos Estados Unidos e tinha uma procuradora no Mato Grosso do Sul, que participaria da audiência por meio do aplicativo.

Parte presente da segunda audiência, uma microempresária demonstrou contentamento com o modelo de Justiça Digital. Conforme disse, o ex-marido reside no Estados Unidos e o processo de pensão alimentícia foi iniciado no segundo semestre de 2018. Ela ressalta que estava confiante em um acordo nesta audiência, que foi possível por ele ter sido encontrado pelo WhatsApp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here