Um mosquito infectado com o vírus que transmite a dengue tipo 1 foi capturado numa residência do lado norte de Guriri. A captura do Aedes aegypti, ocorrida no dia 31 de agosto, levou a Vigilância Epidemiológica a realizar uma espécie de varredura na tarde desta segunda-feira (10) em oito quadras do balneário. De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental, Leones Arrezzi Leite, esta foi a primeira vez que este tipo de vírus foi encontrado em São Mateus, que havia registrado somente os tipos 2, 3 e 4.
Segundo Leones, as oito quadras estão localizadas numa área de 300 metros no entorno da Escola Professora Herinéa Lima de Oliveira. “Em nossas armadilhas instaladas nas residências, foi capturado um mosquito fêmea infectado. Por isso decidimos pela ação” – explica.
Conforme o Ministério da Saúde, o vírus da dengue divide-se em quatro tipos denominados Den-1, Den-2, Den-3 e Den-4. Todos podem causar tanto a forma clássica da doença quanto a dengue hemorrágica. Contudo o Den-3 parece ser o tipo mais virulento, isto é, o que causa formas mais graves da moléstia, seguido pelo Den-2, Den-4 e Den-1. “Mesmo com o fato do Den 1 não provocar a versão mais agressiva da doença, decidimos pela varredura como forma de orientação, para que as pessoas estejam informadas”, acrescenta.
Nas visitas às residências, os agentes de saúde entregaram folhetos de orientação sobre os principais sintomas da doença. “Em caso de aparecer os sintomas, a pessoa deve procurar imediatamente a unidade de saúde para fazer a notificação”, disse Leones. Ele acrescenta que será intensificada a ação do carro fumacê no local onde o mosquito foi encontrado.
DENGUE
Até o dia 6 de setembro, a Secretaria de Saúde de São Mateus notificou 197 casos de dengue, sendo que apenas 11 foram confirmados, segundo informou Leones. Ele frisa que Guriri é o bairro que apresenta o maior número de notificações da doença. O coordenador acrescenta que um caso de chikungunya foi confirmado no Rio Preto e, até o dia 6 de setembro, São Mateus não tinha nenhum caso confirmado de zika.
“A Vigilância Ambiental está pronta para atender a população pelo telefone 9.9754.2162. A participação da população é muito importante no combate à doença. Além de eliminar os criadouros do mosquito dentro de casa e no quintal, os moradores podem contribuir denunciando locais onde há focos. Não é preciso se identificar. Nesse telefone o morador também pode solicitar visitas domiciliares e orientações relacionadas à dengue”.
São Mateus–ES