O trecho da BR-101 no norte capixaba segue sem previsão de início das obras de duplicação. Em audiência pública realizada na Câmara dos Deputados na quinta-feira (30), o diretor-presidente da concessionária Eco101, Roberto Luiz Lodi, reiterou apenas a expectativa de início das obras de duplicação de trecho entre João Neiva e Serra em 2023.

Cabe ressaltar, novamente, que o trecho descrito não abrange a Macrorregião Norte do Espírito Santo, como é ratificado na Lei Estadual 9.768, de 28 de dezembro de 2011, que regulamenta a divisão regional capixaba. O trecho que compreende os municípios da Serra e Fundão fica na Macrorregião Metropolitana, e Ibiraçu a João Neiva, na Macrorregião Central.

Assim sendo, os municípios do norte do Espírito Santo cortados pela rodovia federal, que são Jaguaré, São Mateus, Conceição da Barra e Pedro Canário, além de Mucuri na Bahia –que também integra a área de concessão– continuam sem previsão de cumprimento do contrato por parte da Eco101.

A audiência pública na Comissão de Viação e Transportes (CVT) foi requerida pelo deputado capixaba Neucimar Fraga, que presidiu a reunião. O deputado relatou que continuará na fiscalização do cumprimento do contrato e fez um apelo para o Ibama agilizar as licenças ambientais. Ele destacou ainda os esforços na liberação para as obras do trecho entre Serra e João Neiva, no qual já há licença prévia emitida.

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Durante a reunião, as autoridades presentes reforçaram que o maior empecilho para a duplicação é o trecho que passa pela Reserva de Sooretama.

Requerida e presidida pelo deputado Neucimar Fraga, a audiência pública foi realizada no dia 30, em Brasília.
Foto: Elaine Menke/Câmara dos Deputados

 

CRONOGRAMA

O diretor-presidente da Eco101, Roberto Luiz Lodi, disse que a concessionária, até o momento, duplicou 2,5 km em Anchieta, 2,7 km em João Neiva, 4,4 km em Ibiraçu, 7,8 km no contorno de Iconha, 30 km entre Viana a Guarapari e 6 km entre Guarapari e Anchieta. Acrescentou ainda a construção de nove viadutos em João Neiva, quatro em Viana, dois em Guarapari e dois em Iconha, além de outros serviços.

Entretanto, o relato do diretor-presidente deixa claro que o trecho no norte do Estado, nestes quase 10 anos de concessão, não recebeu investimento, apesar da praça de pedágio de São Mateus, cobrar o maior valor entre as demais, que é de R$ 4,90.

 

OUTRAS AUTORIDADES

Entre as autoridades presentes na audiência, estiveram também o diretor superintendente da Eco101, Júlio Amorim, o gerente de Engenharia Rodoviária da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Fernando de Freitas Bezerra, a coordenadora de Assuntos Ambientais da ANTT, Andréa Regina Fontana, e o diretor de Licenciamento Ambiental do Ibama, Jônatas Souza da Trindade.

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Foto do destaque: Elaine Menke/Câmara dos Deputados

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