O presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Carlos Aberto Linhalis, o Cael, disse na audiência pública realizada na noite desta quinta-feira (25), na Vila de Nestor Gomes, que o governador Renato Casagrande é o maior entusiasta da parceria da Cesan com o Município. De acordo com mensagem enviada à Rede TC pelo secretário de Comunicação, Júnior Eler, a audiência começou às 18h30 e terminou às 21h30, com respostas às perguntas elaboradas pela comunidade. A primeira etapa foi a apresentação da proposta de convênio, feita pelo presidente da Cesan, e a segunda, a apresentação da proposta de contrato de programa da Prefeitura.

Na noite desta sexta-feira, com previsão de iniciar às 18h, será realizada a segunda audiência pública, no auditório da FVC, para a população urbana debater a proposta de Contrato de Programa a ser celebrado entre a Prefeitura e a Cesan para a prestação de serviços de abastecimento de água potável e coleta e tratamento de esgotos em todo o Município.

CESAN

Em Nestor Gomes, Cael disse que, quando foi convidado por Casagrande para assumir a presidência da Cesan, ouviu o governador que a prioridade era encontrar uma solução para o Município. “Uma das primeiras coisas que ele colocou para mim, foi: ‘Nós precisamos resolver o problema do Município de São Mateus’. Um município que tem o tamanho que tem, a importância que tem para o Estado do Espírito Santo, o peso econômico e, principalmente, o que temos de expectativa de crescimento e de investimento, não pode continuar na condição de oferta de água, coleta e tratamento de esgotos que está aí hoje. Praticamente, se eu não estiver enganado, deve ser a pior situação de todos os municípios do Espírito Santo” – frisou.

Leia também:   Equipe de São Mateus está na final do campeonato dos comerciários

Cael ainda destacou a experiência da Companhia em mais de meio século de história, com atuação em 58 municípios capixabas atendendo 77% da população do Espírito Santo. “É com este histórico que a gente se apresenta para a população de São Mateus, para nos colocarmos à disposição, a decisão é de vocês, para juntos buscar e construir a solução deste problema histórico. Acho que agora chegou o momento de partimos para uma solução”.

 

PREFEITURA

Representando o prefeito Daniel Santana na audiência, o vereador Francisco Amaro avaliou a proposta de parceria com o Governo do Estado como decente. “O prefeito Daniel tem a preocupação de dar o pontapé inicial, assim como a Câmara de Vereadores também tem, na solução definitiva deste problema”. Líder do prefeito na Câmara Municipal, Amaro destacou que a proposta do governador Renato Casagrande “abraça algumas das preocupações que temos, ou talvez até todas”.

Ele frisou que uma delas é cumprir o Plano Municipal de Saneamento e buscar uma solução para os funcionários do Saae, além do problema de saneamento em Guriri e de abastecimento de água potável nas demais localidades. Temos que pensar também em resolver o problema de Guriri, do interior do Município. Temos, hoje, quase 15 localidades que são atendidas com carro-pipa e outras que são atendidas com poço artesiano. No governo Daniel, fizemos um investimento de R$ 20 milhões na perfuração de poços de bairro em bairro, mas é uma ação que a gente sabe que é paliativa”.

Leia também:   Time da Aroeira vence torneio no Bairro Porto

São Mateus-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here