As temperaturas elevadas que estão protagonizando o calorão em São Mateus nestes dias devem continuar durante a semana. A previsão de temperaturas máximas acima dos 32ºC até sexta-feira (22) é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

No fim de semana e nesta segunda-feira (18), o Inmet registrou máximas de 32,3°C na sexta-feira (15), de 33,8ºC no sábado (16), 35ºC no domingo (17) e 34,6ºC nesta segunda. Os dados apurados pela Reportagem são da estação automática do Inmet localizada no Bairro Litorâneo.

Nestes dias, os picos de temperatura alta ocorreram entre 12h e 13h. As mínimas, que ocorrem de madrugada, se mantiveram sempre acima dos 22ºC no período, o que explica o calor permanente em São Mateus. Para os próximos dias, o Inmet prevê temperaturas que podem chegar aos 35ºC.

De acordo com o Instituto, nesta terça-feira (19), as temperaturas em São Mateus variam entre 22ºC com máxima de 33ºC. Não há previsão de chuvas. Os ventos sopram com intensidade fraca.

De acordo com Incaper, por causa da atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, o Sol aparece entre poucas nuvens nesta semana mantendo o calorão sobre o Espírito Santo. Foto: Tatiana Milanez/TC Digital

Na quarta-feira (20), despedida do Verão e início do Outono, a previsão é de temperaturas ainda mais altas. O Inmet aponta para mínima de 23ºC e máxima de 34ºC. São esperadas pancadas de chuvas isoladas em alguns momentos do dia no Município.

Leia também:   São Mateus se despede de Anália Calatroni Queiroz

A previsão do Inmet indica uma quinta-feira (21) com chuvas isoladas em São Mateus. Dia com ventos fracos. As temperaturas devem variar entre 23°C e 35ºC. Na sexta-feira (22), as temperaturas devem ficar entre 23ºC e 34ºC. Pancadas de chuvas isoladas estão previstas.

 

SISTEMA DE ALTA PRESSÃO

De acordo com o Incaper, o tempo segue quente em todo o Espírito Santo nesta semana devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica. O Sol aparece entre poucas nuvens. Na quinta-feira, devido a atuação de um centro de alta pressão atmosférica, praticamente nenhuma nuvem se forma no Espírito Santo. O Sol predomina. A umidade relativa fica abaixo dos 30% no extremo noroeste.

 

OUTONO

O Outono no Hemisfério Sul começa à 0h06 –horário de Brasília– de quarta-feira (20) e vai até o dia 21 de junho, às 17h51. A estação é considerada de transição entre o Verão quente e úmido e o Inverno frio e seco, principalmente na parte central do País. Neste período, as chuvas são mais escassas no interior do Brasil, em particular no semiárido nordestino.

Leia também:   Lojas e supermercados fechados no Dia do Trabalhador em São Mateus

Na parte norte das regiões Norte e Nordeste, ainda é época de muita chuva, principalmente se houver a persistência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) atuando mais ao sul de sua posição climatológica. A estação também é caracterizada por incursões de massas de ar frio, oriundas do sul do continente, que provocam o declínio das temperaturas do ar, principalmente na Região Sul e parte da Região Sudeste.

Durante o Outono, o Inmet aponta as primeiras ocorrências de fenômenos adversos típicos da estação como: nevoeiros nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste; geadas nas regiões Sul e Sudeste e em Mato Grosso do Sul; neve nas áreas serranas e nos planaltos da Região Sul e friagem no sul da Região Norte e nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. (Com informações da Agência Brasil)

Foto do destaque: Tatiana Milanez/TC Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here