Com objetivo de prevenir contra desastres, foi realizado ontem em São Mateus o 1º Simulado de Evacuação de Área de Risco ministrado pela Defesa Civil Estadual. A atividade envolveu também a Defesa Civil de São Mateus e dos municípios de Jaguaré, Conceição da Barra, Pedro Canário e Montanha, além da Secretaria Municipal de Assistência Social.

As ações fazem parte da Semana Estadual de Proteção e Defesa Civil e iniciaram na Praça do Mirante, imediações da Ladeira do Besouro, prosseguindo nas áreas de risco na Avenida Cricaré, no Bairro Porto.

Participaram o comandante regional da Defesa Civil Estadual, o tenente Sérgio Assis Lopes, o secretário municipal da Defesa Social, tenente-coronel Carlos Wagner Borges, o comandante da 1ª Companhia do Corpo de Bombeiros, Ramon Magevski, e a secretária municipal de Assistência Social, Marinalva Broedel.

No início das ações, os moradores da área de risco receberam orientações e material informativo. Também foi feita a fixação de adesivos com alertas nas residências e instaladas placas para sinalizar aos moradores para onde eles devem seguir em caso de desastre. Os pontos de encontro ficam em dois locais: no Ceim Andorinhas, da Avenida Cricaré, e nas imediações da Praça São Benedito, no Centro, próximo ao limite com o Bairro Ideal.

Leia também:   Em São Mateus, 98,93% dos jovens de 15 a 19 anos estão alfabetizados

 

ORIENTAÇÃO E PREVENÇÃO

Comandante regional da Defesa Civil Estadual, o tenente Sérgio Assis Lopes lembrou as dificuldades enfrentadas pelos moradores de São Mateus após as chuvas intensas de dezembro de 2022.

“A gente passa conversando com a comunidade, alertando a respeito do risco em eventual chuva e a necessidade deles se retirarem das casas” – explicou o tenente.

Conforme disse, o trabalho de orientação tem o objetivo de prevenir os moradores que vivem em área de risco quanto a situações de possíveis desastres. Ele frisou que São Mateus, inclusive, está preparando um Plano de Contingência na Avenida Cricaré.

 

“Prevenção em tempo bom para quando chegar o tempo ruim”

 

Secretário municipal da Defesa Social, o tenente-coronel Carlos Wagner Borges destacou que a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros trabalham “a prevenção em tempo bom para quando chegar o tempo ruim”, se referindo aos momentos de chuvas intensas.

Sendo assim, frisa que a simulação tem o objetivo de levar à sociedade o conhecimento, por exemplo, das causas iniciais de um colapso estrutural, deslizamento de terra, sobre o que fazer em situações de alagamento e evitar tragédias.

Leia também:   Harpia representará o norte do Estado no Campeonato Capixaba Feminino de futebol

“Por exemplo, viu que em momento de chuva forte está tendo dificuldade de abrir portas e janelas, fica emperrando? Percebeu que parte da sua casa está trincando logo após o momento da chuva? Percebe que parte da encosta começa a desprender mesmo que seja em pequenas proporções? Árvores caindo no quintal ou parte do muro desabando? Isso significa que vai precisar sair imediatamente da sua casa, procurar um local seguro para abrigar e acionar a Defesa Civil”, orientou.

Ele frisou ainda que após a Defesa Civil ser acionada, um técnico analisa área e verifica se há condições dos moradores retornaram para as suas residências, sem risco. “Desta forma a gente consegue trabalhar a prevenção”, sustentou.

 

Obras de contenção devem ser iniciadas nos próximos dias, garante secretário

 

As obras de contenção na Ladeira do Besouro devem ser iniciadas nos próximos dias. É o que garante o secretário municipal da Defesa Social, tenente-coronel Carlos Wagner Borges. A Prefeitura de São Mateus já anunciou que obra será feita em parceria com o Governo do Estado.

Leia também:   Município cede caminhonete para a escola agrícola de Nestor Gomes

Após as intensas chuvas do final de 2022 ocorreram deslizamentos de terra na ribanceira da Ladeira do Besouro que atingiram a Avenida Cricaré e residências na margem do rio, fazendo com que as famílias fossem retiradas das casas.

 

Qualificar para atuar em caso de necessidade

 

São Mateus – Comandante da 1ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros em São Mateus, o major Ramon Magevski destacou a importância da simulação realizada em São Mateus. “É importante que o Município esteja qualificado e pronto para atuar em caso de necessidade”, frisou.

O comandante destacou que a ação é uma boa oportunidade para informar à população sobre como a Defesa Civil funciona e como ela pode atuar com mais agilidade em momentos de necessidade.

 

ASSISTÊNCIA SOCIAL

A secretária municipal de Assistência Social, Marinalva Broedel, também reforça a importância da ação “como forma de as pessoas saberem os procedimentos de segurança e proteção social caso ocorra outros desastres”.

Segundo ela, a Assistência Social garante que as famílias se sintam protegidas e amparadas neste primeiro momento. “E a gente faz a condução dessas famílias para os abrigos preparados para recebê-las e também o encaminhamento referente a outros serviços públicos que possam ser acertados” – manifesta.

Foto do destaque: Secom-PMSM/Divulgação

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here