Os servidores do Magistério decidiram suspender a greve deflagrada desde o dia 6 de julho em São Mateus. Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Mateus (Sindserv), Herikson Locatelli relata que a deliberação foi feita pelo movimento grevista em concentração na manhã desta quarta-feira (13). Desta forma, as aulas na rede municipal de ensino serão retomadas nessa quinta-feira (14).

Herikson relata que a suspensão da greve é uma estratégia de recuo porque, após reunião na terça-feira, a Prefeitura encaminhou uma nova proposta ao Sindserv invalidando as propostas anteriores e incluindo questões referentes a outras categorias.

“Vamos fazer uma assembleia geral na terça-feira para deliberar sobre a proposta. Aí a gente fez uma suspensão porque não tinha como [continuar]. Deveria ser tratado só do Magistério, mas como não se tratou, só o Magistério não pode decidir pelas demais categorias porque existe questões salariais que atingem a todos” – explica o líder sindical.

Diante do cenário, a assembleia geral, envolvendo todos os servidores públicos municipais e não somente do Magistério, está marcada para terça-feira (19) com primeira chamada às 17h30 e segunda chamada às 18h.

Leia também:   Lojas e supermercados fechados no Dia do Trabalhador em São Mateus

Herikson apontou ainda que a proposta encaminhada pela Prefeitura não agrada à categoria do Magistério por envolver mais servidores e por conter ponderações de que será necessária redução de alguns contratos e investimentos na área da Educação, como reformas e ampliações de unidades escolares.

Foto: TC Digital

 

O QUE DIZ A NOVA PROPOSTA

 

O presidente do Sindserv Herikson Locatelli enviou à Rede TC de Comunicações cópia da proposta aos servidores que recebeu da Prefeitura após a reunião de terça-feira (12). O primeiro ítem propõe aumento do ticket alimentação para R$ 500 para todos os servidores, imediatamente após aprovação na Câmara de São Mateus, corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

O segundo item da proposta prevê a aplicação das progressões e decênios a todos os servidores que tiverem o direito ao benefício, imediatamente após aprovação pelos vereadores, com exceção dos retroativos, ressalvado aqueles que estão sendo pagos por determinação judicial.

O Executivo propõe também reajuste de 5% para todos os servidores ou de 10% apenas para Magistério sendo o aumento aplicado a partir de janeiro de 2023.

Leia também:   Com baixa procura, Saúde busca estratégias para ampliar vacinação contra a dengue em São Mateus

O quarto item propõe a aplicação do piso do Magistério após a Revisão do Plano de Cargos e Salários, em conjunto com a comissão de negociação, Sindicato, grupo de trabalho, representantes da categoria e Secretaria Municipal de Educação, bem como adequação do salário-mínimo após a análise do impacto financeiro e orçamentário com aplicação também a partir de 2023.

Além disso, o Município propõe suspender o processo judicial que concedeu liminar pela ilegalidade da greve até a finalização dos acordos e, posteriormente, pedido de desistência da ação por parte do Município mediante retorno imediato das aulas.

 

Foto do destaque: Tc Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here