O Governo do Estado abriu nesta terça-feira a 17ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia. O evento, com transmissões ao vivo, tem 12 palestras, nove entrevistas, nove cursos com certificação, 18 minicursos, jogos e outras atividades. As atividades que tiveram início ontem prosseguem até amanhã.

Também estão disponibilizados aos participantes 141 vídeos de projetos científicos elaborados por estudantes e profissionais da área, além de projetos que envolvem 18 laboratórios capixabas de pesquisa e inovação.

A Semana Estadual de Ciência e Tecnologia é realizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), em parceria com a Secretaria da Educação (Sedu) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a edição de 2020 da Semana Estadual de C&T é totalmente on-line. Os temas da 17ª edição são Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira, a partir do tema do evento nacional Covid-19 e Tema Livre, incluídos pela Secti.

Diretor-presidente da Fapes, Denio Rebello Arantes, destaca que “o evento acontece no momento em que a sociedade ainda sente os efeitos da Covid-19, ao mesmo tempo em que a inteligência artificial pode ser um excelente instrumento para estimular a promoção da competitividade e o aumento da produtividade no Estado e no Brasil”.

Leia também:   Homem morto com 13 tiros de pistola no centro de Jaguaré

Segundo ele, “tudo isso pode impactar diretamente em muitos setores da economia e refletir na redução das desigualdades sociais e na melhoria da qualidade de vida das pessoas”.

A secretária da Ciência e Tecnologia, Cristina Engel, desataca que o edital tem um valor maior até do que o que foi adotado em 2019. “Ele é dividido em três categorias e os valores, que somam R$ 300 mil, são para apoiar ações que resultem em vídeos que possam ser expostos no evento, que este ano será virtual, para que a gente possa apresentar para todos o que está sendo produzido em termos de ciência, tecnologia e inovação aqui no Estado. O que nós esperamos mostrar é que através da criatividade e das novas maneiras de se comunicar e interagir nós possamos fazer essa 17ª Semana acontecer”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here