A Prefeitura de São Mateus realizou no sábado o Dia D da Campanha de Multivacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município, das 8h às 16h. De acordo com a Secretaria de Comunicação, desde antes das 7h, já havia pais e responsáveis levando crianças e adolescentes menores de 15 anos para o início dos trabalhos.

Na US3, por exemplo, Luana Carvalho, do Bairro Boa Vista, com os filhos Filipe, Josué e Pedro Lucas, chegaram muito cedo para colocar as carteirinhas de vacinação em dia, conforme destaca a Secretaria de Comunicação.

“Por causa da covid a gente ficou com receio de sair com as crianças e uma ou outra vacina acabou atrasando, mas agora vai ficar tudo certo”, disse Luana, acrescentando que manter as vacinas das crianças em dia é muito importante.

Ainda segundo a Secom, no Bairro Vila Nova, Lorena Batista levou Estêvão, de quatro meses e meio, para tomar quatro vacinas –tríplice viral, hepatite, tétano e coqueluche– e elogiou a ação. “Sábado é um dia muito bom. É bem melhor para as mães que trabalham durante a semana”.

Leia também:   Poeta mateense versa sobre memórias e transforma histórias de vidas em poesia

 

“Na unidade de saúde de Guriri, sul, o movimento foi tranquilo. Ao longo da semana, a Prefeitura disponibilizou, na unidade, a pesagem dos beneficiários do Bolsa Família do território, o que levou muitas mães e pais a aproveitarem para atualizar as cadernetas de vacinação dos filhos antes mesmo do mutirão de sábado” – detalha a secretaria.

 

CAMPANHA SEGUE ATÉ O DIA 29

Secretário de Saúde, Henrique Follador disse que percorreu vários postos de vacinação e que teve boas expectativas em relação à procura pelas vacinas.

“É uma campanha nacional e as pessoas sabem da importância de manter as vacinas atualizadas, principalmente das crianças. Mas vale lembrar que o esforço permanece até o dia 29 de outubro, com a vacinação acontecendo nas unidades de saúde de segunda à sexta-feira, das 8h às 15h.

Leia também:   São Mateus gera mais de 1.600 empregos formais em um ano, indicam dados do Novo Caged

Para tomar a vacina, basta apresentar a caderneta de vacinação, cartão do SUS ou CPF. A população deve apenas ter o cuidado adicional de usar máscara e respeitar a distância indicada” – orienta o secretário

 

IMPORTÂNCIA

A campanha de multivacinação tem como objetivo oportunizar o acesso às vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais, diminuir a incidência e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis nas crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

 

Foto do destaque: Secom-PMSM/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here