O Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado na quarta-feira (20), será marcado em São Mateus por manifestações culturais e pela transferência simbólica da Sede do Governo do Estado para o Município, como prevê a Lei 8.790/2007.

De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, a programação começa às 8h e vai até às 18h, na antiga sede da prefeitura, no Centro.  Haverá exposição, comercialização de produtos artesanais e produção das comunidades quilombolas, palestras, oficinas de tranças afros, turbantes e auto maquiagem, além de apresentações culturais e folclóricas.

Já estão confirmadas as presenças do prefeito Daniel Santana, da vice-governadora Jaqueline Moraes, e do secretário estadual de Cultura, Fabrício Noronha, e de Direitos Humanos, Nara Borgo.

Conforme lembra a assessoria da prefeitura, o Dia Nacional da Consciência Negra relembra por meio de ações em todo Brasil a morte de Zumbi dos Palmares, líder do quilombo, que representa a luta dos negros contra a escravidão na época da colonização do País (1530 – 1888). Inicialmente incluída em 2003 no calendário nacional, a data foi oficializada pela Lei 12.519 já no ano de 2011.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here