São Mateus vai abrir a primeira semana de 2021 na condição de risco alto na classificação do mapa de gestão de risco do Governo do Estado. O 38º Mapa de Risco Covid-19, que terá vigência entre a próxima segunda-feira (4) e o domingo (10), foi anunciado pelo governo, nesta sexta-feira (1º).

Desde o dia 28, quando voltou a ser classificado como risco alto de contaminação, São Mateus sofre com restrições mais rígidas para o funcionamento da atividade econômica. A Secretaria Municipal de Saúde definiu que nesta situação de risco, os bares só podem funcionar em sistema de delivery, ou seja, sem atendimento presencial. Restaurantes podem funcionar de segunda a sexta-feira até às 20 horas. Aos sábados, restaurantes podem abrir até às 16 horas. As igrejas também voltaram a adotar medidas mais restritivas para evitar a contaminação, como anunciadas pelo pároco de São Mateus, Edivaldo Klipel.

Dos 78 municípios capixabas, 16 estão classificados em Risco Baixo e 54 estão em Risco Moderado. Oito municípios (Alfredo Chaves, Colatina, Governador Lindemberg, Guarapari, Linhares, Marilândia, São Mateus e Venda Nova do Imigrante) estão classificados como Risco Alto.

“A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade passa a considerar a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença” – explica o Governo do Estado.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here