Do nascer ao pôr do Sol, entre o acender e apagar das luzes noturnas, São Mateus é mais do que nunca parada obrigatória para exploração do turismo em todos os seus seguimentos. O Município é uma potência em turismo cultural, religioso, de aventura e gastronômico.

E para apresentar essas potencialidades, a Secretaria Municipal de Turismo organizou uma Famtour, que durou dois dias no final de semana e deixou todos os participantes com gostinho de quero mais. Guias de turismo de todo o Espírito Santo, representantes de agências de turismo, blogueiros, empresários e organizadores exploraram as belezas e atrativos de São Mateus.

No primeiro dia, após animado café da manhã, na Pousada Enseada do Suá, o secretário de Turismo Adriano de Oliveira e a servidora Cristina Sarcinelli, além dos secretários Hassan Rezende (Desenvolvimento), Delcimar Oliveira (Governo) e Júnior Eler (Comunicação), protagonizaram uma recepção calorosa aos mais de cinquenta participantes da Famtour que tiveram a oportunidade de conhecer as rotas turísticas de São Mateus.

 

GURIRI É LINDA!

Já no primeiro momento, uma caminhada pela orla da Praia de Guriri, com parada na Capelinha, visita às passarelas, uma pisada na praia para o contato com as águas mornas. Após, momento de interação, bate papo e até banho de piscina no parque aquático Guriri Beach.

 

TURISMO RELIGIOSO E CULTURAL

Os destinos religiosos e culturais, como as Igrejas de São Benedito e Matriz, além do Sítio Histórico Porto de São Mateus, museu, monumento Igreja Velha, mirante e Casa da Cultura, também fizeram parte do roteiro. Os participantes foram comtemplados com uma sessão de cinema com temática de educação patrimonial, além da exibição do filme Zacimba Gaba, um raio na escuridão, projeto concebido por Thiago Mosaico.

Leia também:   Exposição da Escola de Fotógrafos Cegos segue até domingo em São Mateus

 

PÔR DO SOL NO VALE DO CRICARÉ

É para levar na máquina fotográfica, no coração e na alma: o grupo acompanhou o pôr do Sol no mirante, apreciando a vista do majestoso Vale do Cricaré, um dos cartões postais mais lindos do Espírito Santo –e que rendeu muitos elogios e registros.

 

ENCONTRO DO RIO COM O MAR

Um dos pontos altos da aventura foi o passeio de lanchas e jet skis, proporcionado pelo pessoal do Encontro Náutico da Ilha, coordenado por Patrick Zordan. A rota pelo Rio Mariricu, entre Meleira e Barra Nova, aconteceu no domingo pela manhã, com três pontos de parada: Rancho do Sossego e Recando do Gatinho, que ficam às margens do Rio, e uma no próprio Rio, onde os visitantes puderam tomar banho e se refrescar nas águas do Mariricu.

 

 

Leia também:   São Mateus reforça ações de combate à dengue em comunidades rurais

Já na exuberante Barra Nova, almoço, interação e exploração do local. Os agentes e guias fizeram ainda uma visita técnica à empresa Oxford, que fica no Polo Industrial de São Mateus, no Bairro São Benedito (Rodocon).

 

“A NOITE VAI SER BOA”

A noite de São Mateus simbolizou o quanto o povo mateense é acolhedor e sabe recepcionar os visitantes, com bares, restaurantes, casas de show para todos os grupos, gostos e bolsos. Na Ilha de Guriri a galera toda foi pro rock, já que capixaba não vai pra ‘balada’, e sim pro rock, não importando se o ritmo for sertanejo, pisadinha, funk e até rock!

 

Dez rotas turísticas já no primeiro semestre de 2022

 

São Mateus – O Município já está se preparando para o retorno dos turistas em escala cada vez maior no pós-pandemia. De acordo com o secretário de Turismo, Adriano de Oliveira, São Mateus tem realizado ações deste tipo com o intuito de fomentar o turismo na região, mesmo na baixa temporada. “Estamos preparando dez rotas turísticas a partir do primeiro semestre de 2022” – salienta.

Leia também:   Confraternização de portadores de fibromialgia nesta sexta em São Mateus

O secretário frisa ainda que os guias de turismo que atuam em São Mateus devem comparecer na Prefeitura para validar o Registro de Guia, o Cadastur, junto à Secretaria de Turismo, visando a valorização do profissional e maior segurança ao turista.

 

Operadores do turismo levam boa impressão

 

São Mateus – Para o colatinense Thiago Vieira, guia de turismo e proprietário da empresa Quatro Estações Viagens e Turismo, a exigência municipal é extremamente importante e destaca que no Espírito Santo, São Mateus é pioneiro. “Que Sama seja exemplo. Fico feliz em ver o Norte incentivando e fomentando o Turismo” – elogiou, destacando que ficou encantado com a Famtour. “É até impossível dizer o que mais gostei aqui. Foi tudo muito maravilhoso”.

Yamara Veloso, 57 anos, moradora de Vila Velha e guia de turismo há mais de vinte anos, destacou as belezas naturais do município. “Aqui é lindo! A natureza, o ar puro. Lindo mesmo”. Ela contou que conheceu o Sítio Histórico Porto de São Mateus há 30 anos e pôde revisitar o local durante a Famtour. “O Porto é muito bonito, merece uma restauração.”

 

APAIXONADO POR SÃO MATEUS

As experiências que as viagens proporcionam vão além de conhecer a cultura local, desfrutar as belezas naturais, fazer amigos e degustar a culinária do destino escolhido. Para algumas pessoas a viagem começa antes mesmo do embarque, como é o caso dos busólogos, os apaixonados por ônibus. Busologia é o estudo do ônibus, o conceito de enaltecer o transporte coletivo, seja urbano ou rodoviário, e um hobby entre os amantes desse transporte.

A Famtour recebeu o blogueiro do transporte rodoviário de passageiros, Jonatha Diego, 34 anos, e busólogo de coração.

Em entrevista, Jonatha falou um pouco do trabalho dele. “A ideia é que as pessoas vejam o ônibus como eu enxergo. Comecei a mostrar o lado bom das viagens coletivas.”

Jonatha destacou que a Famtour foi uma experiência nova. “Eu influencio agências de turismo a escolherem uma boa empresa para viajar com a sua excursão. E participar de um evento com as pessoas contratantes das empresas de ônibus é interessante porque eu vou conhecendo o outro lado, como eles fazem essa seleção, o que buscam e porque criam parcerias com determinadas empresas” – explicou.

Sobre São Mateus, disse que é um ponto turístico do Espírito Santo que vale a pena conhecer e declarou-se surpreso. “Conheci uma São Mateus que não imaginava que existia. Voltei na história do Brasil quando conheci o Sítio Histórico. Estou apaixonado”

 

Foto do destaque: Secom-PMSM/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here