São Mateus – Superar desafios e estar em luta pelo desenvolvimento econômico e social são características marcantes de São Mateus e do seu povo, inseridas desde a sua essência histórica. O Município completa 479 anos de colonização. Claro que há ainda muito a evoluir, solucionar problemas e passivos que se acumulam ou se originaram ao longo do tempo. No entanto, em análise mais técnica, buscando dados de fontes oficiais, é possível observar avanços e verificar que o Município se consolida sim como uma referência regional.

Neste Suplemento Especial pelos 479 anos, a Rede TC de Comunicações apresenta essa evolução mostrando que ela gerou um aumento populacional significativo, conforme se verifica nos censos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A população da Rainha do Cricaré aumentou significativamente a sua população, chegando a triplicar a quantidade de habitantes nos últimos 50 anos.

Dados sobre o mercado de trabalho mostram que São Mateus teve também um salto na geração de emprego nos últimos anos. Isso se deve à chegada de novos empreendimentos ao Município.

Conforme dados do IBGE, o PIB per capita de São Mateus acompanha o ritmo de desenvolvimento econômico, registrando um aumento de 66,85% do ano de 2010 para 2020, saltando de R$ 11.630,37 para R$ 19.404,96, respectivamente.

 

POLO NA SAÚDE

Todo o crescimento demonstrado acontece simultaneamente à consolidação de São Mateus como polo de saúde do norte do Estado. Para ratificar tal posição, a Reportagem ouviu o experiente médico Mozart Moreira Hemerly, atualmente vice-presidente da Unimed Norte Capixaba. Com dados também do Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES), percebe-se ainda o aumento de profissionais da área da saúde com residência no Município, além da chegada de mais especialistas.

 

TC Digital

São Mateus completa 479 anos e passa por avanços significativos.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here