As unidades de saúde de São Mateus estão em alerta contra a varíola dos macacos. Quem afirma é o secretário de Saúde Henrique Follador. Segundo ele, no Município ainda não houve nenhuma confirmação da doença.

No entanto, a região norte do Espírito Santo teve o primeiro caso confirmado nesta terça-feira (30) pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), em Pedro Canário. Também houve a confirmação de um caso em Aracruz.

“Todas as unidades [de saúde] estão em alerta para a doença. Houve treinamento pela Vigilância Epidemiológica, tanto de enfermeiros quanto da equipe médica. Caso algum paciente manifeste os sintomas da doença, será imediatamente notificado para exames e fechar o diagnóstico” – explica Henrique Follador.

De acordo com o secretário, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde mediante os seguintes sintomas: “Quando apresentar febre alta súbita, mialgia com surgimento de erupções cutâneas [lesões na pele que tendem a evoluir em uma sequência temporal], máculas [manchas planas], pápulas [lesões elevadas], lesões bolhosas, pústulas [bolhas amareladas com pus]”.

Leia também:   Primeira obra da mateense Edeny Dena Gomes Furini, Cotidiano e Poesia terá lançamento em junho

“É necessário procurar o serviço médico de saúde pública para fazer a notificação em qualquer um dos equipamentos, principalmente a porta de entrada, que são as unidades de saúde”, frisa.

Follador destaca ainda que não há nenhum caso em investigação no momento em São Mateus. “Tivemos uma dúvida semana passada, mas foi tirada. Foi um alarme falso. Não temos nenhum caso em investigação no município” – reforça.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here