Parceria

Rede TC
FVC

ISOLAMENTO DOMICILIAR

Isolamento: Pessoal contaminada, deve se manter isolada para evitar que transmita para outras pessoas

Quarentena: Pessoa que teve contato com alguém infectado e fica em estágio de quarentena para evitar que contamine outras pessoas, ou para observar se houve ou não contaminação efetiva

Isolamento social: Pessoas que não tiveram contato com infectados, mas isolam-se em casa para evitar a propagação da doença.

Os ministérios da Saúde e da Justiça e Segurança Pública divulgaram algumas medidas emergenciais que devem ser tomadas pelos cidadãos brasileiros, a fim de diminuir os casos de infecção pelo novo coronavírus.

Além da quarentena e do isolamento, algumas ações previstas em lei são a restrição de entrada e saída do País por rodovias, portos e aeroportos, e a realização de exames médicos e laboratoriais, vacinação e tratamentos específicos, fechamento do comércio (deixando apenas o necessário como supermercados, farmácias e postos de gasolina), isolando praças públicas, praias, shopping, dentre outros ambientes de lazer e que podem ocorrer aglomerações.

Leia também:   Com baixa procura, Saúde busca estratégias para ampliar vacinação contra a dengue em São Mateus

Cancelaram-se shows, eventos e reuniões, e houve a medida de suspensão de aulas.

Em termos práticos, a declaração é um comando do Ministério da Saúde para que todos os gestores nacionais adotem medidas para promover o distanciamento social e evitar aglomerações, conhecidas como medidas não farmacológicas, ou seja, que não envolvem o uso de medicamentos ou vacinas.

Países da Ásia e da Europa estão conseguindo reduzir os impactos da epidemia e evitar que mais pessoas adoeçam e tenham que ficar internadas, por meio de medidas simples como o isolamento domiciliar de pessoas com sintomas respiratórios por 14 dias. São sintomas respiratórios, febre, tosse, dor de garganta ou dificuldade para respirar.

Quando uma pessoa apresenta estes sintomas, o médico irá prescrever o isolamento e emitir o atestado para o doente e todas as pessoas que residem no mesmo domicílio por 14 dias, conforme a Portaria Nº 356 de 11 de março de 2020. “A partir de agora, os familiares de pessoas que estejam doentes, mesmo que não apresentem sintomas, também devem permanecer em isolamento domiciliar por 14 dias. Elas vão receber nas unidades de saúde atestado médico”, explicou o secretário nacional de Atenção Primária à Saúde, Erno Harzheim.

Leia também:   Lacen confirma circulação de Febre do Oropouche no Espírito Santo

Como lidar com o isolamento social

As pessoas que estão cumprindo o isolamento social, adotado como medida de prevenção contra o novo coronavírus, devem aprender a lidar com a situação de forma mais ‘leve’. Esta é a opinião do professor Bruno Severo, titular da Disciplina de Felicidade da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Para ele, é necessário aprender a dar um novo significado a este momento e buscar sentimentos positivos.

Para o professor Bruno Severo, independentemente de morar sozinho, com a família, como casal, é preciso ter um novo olhar sobre o momento. “Pode cantar, dançar, cozinhar, ter um reencontro consigo mesmo”, exemplificou.

O professor afirmou que a grande quantidade de informações sobre a pandemia pode assustar, provocar ansiedade, medo e até pânico. Caso seja trabalhado internamente, porém, o momento pode ser vivido com pouco ou quase nenhum nível de estresse.

“O confinamento é um retiro comunitário domiciliar da humanidade. Estamos dentro das nossas casas, ninguém está preso”, lembrou, sobre a condição de isolamento.

Primeiramente é importante lembrar que o isolamento é para um bem maior, e proteção da própria saúde. Para pessoas que fazem tratamento psicológico, é importante manter-se em contato com terapeutas, conversar com pessoas próximas e manter a mente ocupada. É uma boa oportunidade para ler um livro, assistir um filme ou seriado, arrumar o guarda-roupa ou organizar algo em casa.

Leia também:   Dom Aldo foi transferido para UTI em razão dos procedimentos necessários ao tratamento de pneumonia

Já para quem tem crianças em casa, é importante usar a criatividade, com brincadeiras, jogos, pintura e massas de modelar. Não é interessante mantê-las apenas vendo TV ou imerso em jogos no celular, tablet ou computadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here