O estado dos ônibus do transporte coletivo urbano de São Mateus continua sendo alvo de reclamação de usuários mateenses. As principais queixas dos usuários são os constantes problemas com veículos quebrados, atrasos nas linhas e ônibus sucateados.

Nos últimos dias, leitores entraram em contato com a Reportagem e afirmaram que a Viação São Gabriel, empresa detentora da concessão do transporte público em São Mateus, vem demonstrando não se preocupar com o bom funcionamento do serviço no município.

De acordo com as reclamações recebidas, há relatos de ônibus quebrados quase que diariamente, veículos sucateados e atrasos nas linhas. A pedido de usuários que enviaram as reclamações para a Reportagem, os nomes não serão apresentados.

“Moro em Guriri e trabalho no Centro. No fim de ano, optei por trabalhar de carro por causa da superlotação. Mas por causa dos gastos, voltei a usar o transporte público há duas semanas. Tem ônibus quebrado todo dia” – detalha uma leitora.

De acordo com ela, na sexta-feira (3), o ônibus que sai do ponto final de Guriri às 8h20 quebrou na Pedra D’Água. “Tivemos que descer do ônibus e aguardar outro. Embarcamos em um que vinha de Uruçuquara porque o motorista do ônibus que estávamos fez sinal para ele parar” – frisa.

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Segundo a leitora, as condições do ônibus que faz a linha de Uruçuquara também estão precárias. “Pelo valor que pagamos na tarifa, tinham que oferecer no mínimo um serviço de qualidade. Esse tipo de problema é desgastante para quem usa o ônibus, para o motorista, para o patrão que aguarda o funcionário que acaba chegando atrasado praticamente todos os dias” – enfatiza.

Ela relata ainda que tentou mobilizar outros passageiros para buscarem respostas da empresa, reivindicando melhorias no serviço, no entanto, muitos disseram que “não adianta”.

“As pessoas já nem animam em reclamar. Todo mundo cansado porque não resolve nada. Liga na ouvidoria da empresa e não tem retorno. A gente fica nesse ciclo de ter que aceitar esse desserviço deles” – reforça.

“Na ida quebra, na volta está lotado. O quê que eu faço?” – questiona a usuária.

 

Ônibus nem ligou

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Na manhã desta segunda-feira (6), o mesmo episódio de ônibus quebrado voltou a ocorrer com a leitora. Ela relatou que o carro que sairia do ponto final de Guriri às 8h20 nem ligou. “Passei na roleta e assim que sentei o motorista informou que o ônibus havia quebrado. Ele não conseguiu sair do local. Ficamos aguardando até as 9h para embarcar em um outro ônibus. Nesse horário já deveríamos estar no Centro” – lamenta.

Uma moradora do Bairro Cohab, também usuária do transporte coletivo urbano de São Mateus, observou na noite sexta-feira, por volta das 22h, que o ônibus não fez a rota completa e retornou sentido Centro antes de chegar ao ponto final do bairro.

“Vi que o ônibus foi até a Rua 22 e retornou para o Centro. O correto era ter ido até o ponto final, que se não me engano é na rua 40, e de lá ter retornado para o Centro. Ou seja, se tinha passageiro esperando ficou sem embarcar. Está errado. É uma falta de respeito com quem precisa do transporte público” – frisa.

Um morador de Uruçuquara relatou que somente na semana passada passou pelo transtorno de ônibus quebrado três vezes. Segundo ele, os episódios ocorreram sempre no retorno para casa, fazendo que o usuário se atrasasse para chegar no lar para descansar depois de um longo dia de trabalho.

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Ele frisou também que outro motivo de atraso foi um problema ocorrido na porta do veículo que, como não fechava, o ônibus não poderia seguir viagem. Com isso, o retorno para casa atrasou porque os passageiros precisaram esperar por mais de uma hora até o problema ser resolvido.

 

PREFEITURA

A Reportagem fez contato com o setor de fiscalização da Prefeitura responsável pelo contrato de concessão do transporte público coletivo de São Mateus. A servidora Marcileide Maria de Souza respondeu que assumiu o setor há pouco tempo e que ainda está tomando conhecimento da situação. Ela pediu para enviar e-mail com a demanda para responder assim que possível.

Em matérias anteriores, o setor de fiscalização do contrato de concessão da empresa respondeu que foram registradas reclamações através da ouvidoria e por telefone. De acordo com o setor, já foram feitas notificações à Viação São Gabriel em relação a veículos sucateados e emitidos autos de infração.

 

SEM RESPOSTA

A Reportagem também entrou em contato por telefone e por e-mail com a Viação São Gabriel. No entanto, até o fechamento desta matéria, às 19h desta segunda-feira (6), ainda não havia sido registrada resposta.

Com isso, mais uma vez, as tentativas de oportunizar a Viação São Gabriel a dar um posicionamento não foram bem-sucedidas porque o responsável na empresa não atende as ligações e nem encaminha resposta. Em várias situações em que a Reportagem recepcionou as reclamações de usuários, raramente a Viação São Gabriel prestou qualquer tipo de informação.

 

Foto do destaque: Divulgação

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