O quadro Benzedeira, da artista mateense Shila Joaquim, ficou em primeiro lugar na I Mostra Nacional de Arte Naif, realizada em São Paulo. De acordo com mensagem enviada à Rede TC pela mateense, a entrega da premiação aconteceu no início do mês. Shila detalha que o quadro foi pintado numa tela 40 centímetros por 30 no ano passado. Ela enfatiza que participaram da seleção artistas naif de todo o País, somando 90 obras de 50 brasileiros.

A artista afirmou ainda que a mostra aconteceu na Casa Ateliê Enzo Ferrara e Acervo Sem Parede, numa parceria entre espaços de exposição privados e públicos da Grande São Paulo. “Foi desdobramento das várias exposições coletivas que derivam da Mostra dos Recusados de Arte Naïf de 2017, que circulou durante dois anos por exposições nas cidades de Mogi das Cruzes, Suzano e Santo André (Paranapiacaba)”, detalhou.

Ela enfatiza também que a mostra faz parte do Movimento Naïf Brasileiro “que busca autonomia, ocupação de espaço por parte dos artistas ao mesmo tempo em que propõe reflexão sobre os rumos dessa linguagem na sociedade, no Brasil e no mundo”.

Leia também:   Em clima de Verão, Guriri recebe turistas de vários estados no feriadão

Residente em São Mateus há 12 anos, Shila Joaquim detalha que já participou três vezes da Bienal Naifs do Brasil, recebendo em 2012 a Menção Especial. Ela participa também das principais exposições naifs realizadas no Brasil e no exterior tendo obras no Museu de Arte Popular de Guarabira (PB), em Salerno na Itália, Museu Internacional Naif de Magog, em Quebec Canadá. Ela mantém, em Guriri, no Bosque da Praia, o ateliê Casa de Troca, onde ministra aulas de cerâmica e desenvolve cursos de formação para professores com temas ligados à arte.

São Mateus-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here