Apesar da previsão indicar que as temperaturas devem manter a média das últimas semanas, ou seja, não devem cair, o Sol permanece encoberto na maior parte do tempo no fim de semana com chuvas em alguns momentos em São Mateus. É o que aponta o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Segundo a Coordenação de Meteorologia do Incaper, nesta sexta-feira (5), as temperaturas devem variar entre mínima de 24ºC e máxima de 31ºC. O tempo fica encoberto e há previsão de chuva em alguns momentos do dia e da noite. O vento segue moderado.

O Incaper detalha que a instabilidade no Espírito Santo é provocada por um canal de umidade associado à Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). A Previsão é de chuva em alguns momentos do dia em todas as regiões, com chance de acumulados expressivos em alguns trechos do Estado. O vento sopra com até moderada intensidade no litoral.

Na tarde desta quinta-feira, o tempo fechou nos céus de São Mateus e foram registradas chuvas em praticamente todo o território mateense e também em outros municípios do norte capixaba. A chuva veio acompanhada de raios e trovões.
Foto: Tatiana Milanez/TC Digital

No sábado (6), as temperaturas sobem um pouco mais e devem variar entre 25ºC e 32ºC. O tempo continua com possibilidade de chuvas espaçadas em partes do dia com o céu encoberto.

Leia também:   Chuva faz Rio Grande do Sul declarar estado de calamidade pública

Nas demais áreas do Estado, o Incaper destaca que persistem as condições de instabilidade devido a ZCAS. Previsão de chuva em alguns momentos do dia em todas as regiões, com chance de acumulados expressivos em alguns trechos do norte capixaba.

Segundo o Instituto, no domingo (7), o canal de umidade associado à Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) desloca-se lentamente em direção à Bahia. No entanto, a presença da umidade transportada pelos ventos costeiros mantém a instabilidade no Espírito Santo. Previsão de chuva em alguns momentos do dia em todas as regiões capixabas.

 

ACUMULADO DE CHUVAS

Nos primeiros quatro dias de janeiro, até as 17h desta quinta-feira (4), choveu em São Mateus cerca de 32mm, conforme dados consultados nas estações automáticas do Inmet, localizada no Bairro Litorâneo, e do Cemaden, em Guriri.

Na tarde desta quinta-feira, o tempo fechou nos céus de São Mateus e foram registradas chuvas em praticamente todo o território mateense e também em outros municípios do norte capixaba. A chuva veio acompanhada de raios e trovões.

Leia também:   Chuvas no Rio Grande do Sul deixam 31 mortos e 74 desaparecidos

Em todo o mês de dezembro choveu 36,6mm e no mês de novembro foi registrado um volume de chuva de 5mm. Os dados mostram que no final do ano passado a chuva ficou bem abaixo da média da série histórica para a região medida pelo Incaper. Em novembro, a média é de 220mm de chuva e em dezembro, a média é de 150mm, mesma média do mês de janeiro.

Foto do destaque: Tatiana Milanez/TC Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here