A Prefeitura intensifica, a partir desta terça-feira (14), a fiscalização nas ruas de São Mateus. Em entrevista à Rede TC, o prefeito Daniel Santana afirmou que o objetivo é fazer com que os estabelecimentos, principalmente as agências bancárias e lotéricas, cumpram as normas sanitárias específicas para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Entrevista à Rede TC, o prefeito Daniel disse que os impactos econômicos do comércio também estão refletindo no orçamento do Município. -Foto: PMSM/Divulgação

O prefeito disse que recebeu nesta segunda-feira (13) uma notificação do Ministério Público Estadual solicitando o aumento da fiscalização nestes estabelecimentos. Inclusive solicitou reforço da Polícia Militar para atuar de forma integrada com as equipes da Prefeitura.

Na manhã desta segunda-feira a Reportagem registrou longas filas nas agências da Caixa Econômica Federal, dos bancos Bradesco, Itaú e Santander, além de casas lotéricas. Sem um funcionário da instituição para ordenar as filas, várias aglomerações de pessoas se formaram novamente nas calçadas, debaixo de marquises, e até mesmo na via pública.

“A equipe de fiscalização está ativa. Todos os estabelecimentos que descumprirem as normas dos decretos serão informados ao Ministério Público para providências quanto a responsabilização cível e penal” – disse Daniel.

Leia também:   Docentes da Ufes mantêm greve e buscam apoio popular em São Mateus

O prefeito disse entender que essas longas filas desordenadas em bancos, casas lotéricas e correspondentes bancários põem em risco o isolamento e a segurança das pessoas. “A partir do momento em que as pessoas saem na rua elas já estão expostas ao risco, por isso a necessidade do isolamento social. O estabelecimento é o maior responsável pelo cumprimento das normas sanitárias” – enfatizou.

Leia também:   Reunião define reintegração de posse de fazenda em São Mateus para o dia 30

COMÉRCIO

Em relação à reivindicação de comerciantes pela reabertura das lojas, o prefeito afirma que não recebeu nenhum pedido, mas que está à disposição para dialogar com o setor. “Até entendo que os comerciantes estão passando por um período difícil, assim como as outras classes econômicas, mas precisamos priorizar a saúde e a integridade da população”.

Daniel afirmou ainda que os impactos econômicos do comércio também estão refletindo no orçamento do Município. “Mas nosso objetivo maior hoje é preservar a vida humana. Informo que estamos seguindo as medidas adotadas pelo Governo do Estado e seguiremos recebendo orientação estadual” – pontuou.

São Mateus-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here