Usuários com necessidades especiais de locomoção e representantes da Viação São Gabriel tiveram uma reunião no Centro Administrativo da Prefeitura de São Mateus, liderada pelo prefeito Daniel Santana, nesta quinta-feira (13).

Em pauta, duas questões: veículos com o equipamento elevador quebrado, o que acaba fazendo o cadeirante esperar, às vezes por horas, de acordo com os próprios, e uma Lei, sancionada em 2019, que trata da gratuidade de acompanhantes de Pessoas com Deficiência (PCD).

Participaram da reunião os cadeirantes Geovani Dionísio e Ronaldo Pereira, além dos representantes da Viação São Gabriel, o gerente de tráfego Ângelo Francisco dos Reis e o gerente comercial Clóvis Fachetti.

A reunião entre usuários portadores de necessidades especiais e representantes da Viação São Gabriel aconteceu no Centro Administrativo da Prefeitura e foi intermediada pelo prefeito Daniel Santana.
Foto: Secom-PMSM/Divulgação

A Secretaria Municipal de Comunicação destaca que o prefeito ouviu os dois lados, cobrou da empresa e determinou que as secretarias que tratam do assunto apresentem soluções o mais rápido possível.

“Se for necessário, recadastramos todos os usuários para a questão da gratuidade, acionamos o Jurídico da Prefeitura para melhorar a redação da Lei. Estamos aqui para somar, para resolver” – conclui Daniel.

Leia também:   São Mateus gera mais de 1.600 empregos formais em um ano, indicam dados do Novo Caged

 

CADEIRANTES NO PONTO

Segundo Clóvis Fachetti, a denúncia de não atendimento a cadeirantes é grave. “Ao entrarem na empresa, os motoristas recebem o treinamento adequado e, se não prestam o serviço a esse público da maneira prevista, os usuários devem ligar e reclamar, indicando o horário, a linha e, se possível o número do coletivo” – frisa.

Para sair da garagem e circular, ainda segundo os representantes da Viação São Gabriel, cada motorista deve fazer a verificação de vários itens do veículo, o que inclui o elevador para cadeirantes. Além disso a empresa alega que tem mapeados todos os usuários que fazem uso dos veículos adaptados na área urbana. Os telefones disponibilizados pela empresa para denúncias são os 0800-283-2696 e 3313-7500.

 

Um tecenauta fez o registro de um ônibus quebrado na manhã desta sexta-feira (14) em Guriri. O veículo parou próximo à ponte sobre o Rio Mariricu. Esses problemas são relatados com frequência pelos usuários, demonstrando o sucateamento dos veículos da Viação São Gabriel. Foto: Tecenauta/Divulgação

OUTROS PROBLEMAS

A Reportagem tem recebido frequentes denuncias de usuários do transporte coletivo urbano de São Mateus relacionados a atrasos em linhas, sucateamento de ônibus, veículos quebrados constantemente, o que altera a rotina dos passageiros fazendo-os atrasarem os seus compromissos.

 

Foto do destaque: Secom-PMSM/Divulgação

1 COMENTÁRIO

  1. ter uma fabrica ônibus na cidade e os ônibus urbano da cidade tudo sucateados! vergonha. acorda prefeitura de Sama, está na hora de mudar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here