Cinco canários-da-terra, três sabiás laranjeiras, um sofrê, um coleiro e um gaturamo. Após denúncia anônima, os pássaros silvestres da fauna brasileira foram encontrados pela Polícia Ambiental, sábado, em residência da Rua 22 de Novembro, na Vila dos pescadores, em Conceição da Barra. De acordo com nota encaminhada pelo capitão Fabrício Pereira Rocha, comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental, os animais estavam expostos no interior da casa, sendo acondicionados em oito gaiolas de madeira, duas gaiolas de metal e dois alçapões de madeira.

A Polícia Ambiental encontrou os pássaros sábado em Conceição da Barra. Foto: Polícia Ambiental/Divulgação

O suspeito investigado não foi encontrado na residência. O capitão relata que a esposa dele foi conduzida ao DPJ de São Mateus, onde assinou um termo de compromisso, para comparecer em juízo quando convocada. Os pássaros, gaiolas e alçapões foram entregues à Polícia Civil.

O capitão Fabrício ressalta que a manutenção irregular em cativeiro de animais silvestres nativos, sem autorização do órgão ambiental competente ou em desacordo com as normas regulamentadas, é conduta tipificada como crime ambiental na Lei 9.605/98. “A 3ª Companhia da Polícia Militar Ambiental realiza constantemente policiamento ostensivo, visando prioritariamente fiscalizar, inibir e coibir a manutenção e a comercialização de animais silvestres e conta com o apoio da população para denunciar crimes” – frisou o capitão.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here