Sábado (21) é Dia de São Mateus, mas também é Dia da Árvore. Em comemoração à data, o Projeto Água na Mesa, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, organiza o plantio de 380 mudas de árvores nativas de Mata Atlântica na cabeceira da nascente da Biquinha, localizada na Avenida Cricaré. A concentração será às 8h, ao lado da Igreja Velha, na Rua Manoel Andrade, no Centro, de onde os participantes seguem para o local do plantio.

Secretária executiva da Associação Empresarial do Litoral Norte do Espírito Santo (Assenor), uma das entidades que integram o Projeto Água na Mesa, Márcia Natale frisa que o plantio tem um simbolismo de destaque para o Município por ser na centenária Biquinha. “É onde historicamente parte da população de São Mateus busca água para consumo humano”, ressaltou.

Márcia salienta que há uma semana uma equipe iniciou os preparativos no local para o dia do plantio. As mudas são do viveiro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que fica em Jerônimo Monteiro e pertence ao Centro Universitário de Alegre. Márcia salienta que são mudas de diversas espécies de árvores nativas da Mata Atlântica.

Leia também:   Força Tática recupera carros roubados e detém dois em São Mateus

Toda a população é convidada a participar do plantio. Caso seja possível, é solicitado que o voluntário leve frutas para um momento de socialização dos participantes. “É uma atividade tão gostosa, tão boa, que você sai de lá com a alma renovada”, destacou Márcia, enaltecendo o contato com a natureza através do plantio.

O Projeto Água na Mesa já realizou 13 ações de plantios em São Mateus, totalizando 1.845 mudas de árvores da Mata Atlântica, conforme destacou Márcia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here