“Estamos empolgados, animadíssimos”. Estas foram as palavras usadas pelo diretor-presidente da Petrocity Portos, José Roberto Barbosa da Silva, para anunciar que as obras da retroárea do complexo portuário em Uruçuquara têm previsão para iniciar no segundo semestre deste ano, já em agosto. Na tarde desta quarta-feira (27), mais uma reunião foi realizada entre diretores da Petrocity Portos e as equipes da Prefeitura. No encontro, a Petrocity fez duas solicitações.

A primeira contribui diretamente para início das obras, que é a mudança na rede elétrica de Uruçuquara e Barra Seca para trifásica. “A fonte de energia elétrica nos dá segurança para avançar na construção dos prédios e as estações de tratamento de água e esgotos”, frisou José Roberto.

Já a segundo tem a ver com logística, que é a duplicação e melhorias na BR-381 de São Mateus até Governador Valadares. “Estamos mostrando ao prefeito que efetivamente estamos chegando. Esperamos, no final de julho e agosto, estarmos com uma equipe mobilizada na Petrocity identificando a utilização de mão-de-obra para iniciarmos as obras”.

Leia também:   Policiais são alvos de tiros de submetralhadora em Pedro Canário

Segundo José Roberto, a partir da promulgação do novo Plano Diretor Municipal, a Petrocity Portos já poderá iniciar os preparativos para começar de fato as obras. Ele assegurou que o complexo portuário já tem as anuências do Saae de São Mateus e da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) para a construção das estações de tratamento de água e de esgotos, e que a liberação de alvarás de obras e últimas licenças de competência do Município está em fase final.

“A questão é de prazo mesmo. Estamos, logicamente, com o problema da pandemia que traz alguns prejuízos de tempo. Tem alguns entraves, a velocidade já não era a melhor, mas estamos empolgados” – completou.

 SPU

Superintendente da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) no Espírito Santo, Márcio Furtado, que também participou da reunião desta quarta, disse que conversou com o prefeito para mostrar os avanços na regularização fundiária na área onde se pretende construir o complexo portuário. Ele frisou que a SPU trabalhou com agilidade, desde 2013, na aprovação do projeto.

Leia também:   Homem é morto a tiros na zona rural de Linhares

“A Petrocity está com um projeto muito vocacionado em desenvolver o norte do Estado e o Brasil como um todo. É um projeto vem na hora que o Brasil precisa de novas ideias, novos empreendedores, para conduzir o País a um segundo passo em relação à jornada do desenvolvimento” – destacou.

Conforme Márcio Furtado, todos os empreendimentos na orla brasileira dependem de autorização da SPU.

A reunião entre diretores da Petrocity e equipes da prefeitura foi realizada no gabinete do prefeito Daniel Santana na tarde desta quarta-feira e contou também com a participação do superintendente da SPU no Espírito Santo Márcio Furtado.

“Vamos buscar o máximo de vagas para os mateenses”, diz Daniel

O prefeito Daniel Santana disse que, assim que a Petrocity Portos confirmar o início das obras, ele atuará para que o maior de número de trabalhadores seja de São Mateus. Para tanto, o prefeito adiantou que o Município tem condições de atender ao empreendimento com mão-de-obra especializada, além de buscar cursos de capacitação.

“É uma obra muito importante, grande, que vai trazer praticamente a independência para São Mateus. Vamos buscar o máximo de vagas possíveis para os mateenses. O Porto saindo, virá em boa hora para São Mateus neste momento em que temos tantas pessoas dependendo de emprego” – frisou.

Leia também:   Polícia Civil prende mulher apontada como uma das mais procuradas de município capixaba

Daniel disse ainda que já pediu para que as equipes de engenheiros e secretário de Obras do Município encaminhem o mais rápido possível o pedido para a mudança da rede elétrica em Uruçuquara e Barra Seca.

Daniel detalhou que, no momento em que os diretores da Petrocity Portos pediram apoio político para a duplicação da BR-381, telefonou para a senadora Rose de Freitas. Disse ainda que não medirá esforços para ajudar o empreendimento a sair do papel. “A Rose é uma parceira do Município, que sempre está mandando verba e apoiando qualquer tipo de investimento para São Mateus”, complementou.

Líder do prefeito na Câmara Municipal, o vereador Francisco Amaro disse que o Legislativo tem apoiado o empreendimento desde o início e citou como mais recente ação a aprovação do novo Plano Diretor Municipal que permite a construção da cidade portuária no litoral sul mateense.

São Mateus-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here