Com o tema 65 anos de caminhada: Os marcos que construíram nossa história, a programação da festa do Padroeiro São Mateus já está com programação definida e inicia com novena no dia 12 de setembro. A Paróquia São Mateus apresentou à Reportagem a programação que abordará pontos da história da Diocese.

As celebrações da novena, de 12 a 20, começam sempre às 19h, na Catedral, e serão presididas pelos padres Wellington Cristiano da Silva (dia 12), Gilday Soares dos Santos (13), José Martins (14), Valdinei Soares dos Santos (15), Moacir Pinto (16), Fernando Forza (17), Jonas Nunes Coutinho (18), Éder Mataveli Vargas (19) e Padre Carlos Henrique Vargas (20).

A Romaria da Família também está, mais uma vez, na programação e acontece no dia 16 de setembro, com saída às 15h, em Guriri. A chegada será na Catedral, onde acontece missa.

A festa católica ao Padroeiro São Mateus tem a maior parte da programação desenvolvida na Catedral.
Foto: Pascom/Diocese de São Mateus

DIA DO PADROEIRO

O Dia do Padroeiro São Mateus, 21 de setembro, terá três missas na Catedral. A primeira está programada para as 7h, e será presidida pelos padres André Luciano Masarim e Enizael de Souza Soares. A missa solene, presidida pelo bispo Dom Paulo Bosi Dal’Bó, com a participação de todo o clero e outros bispos, será às 10h. O encerramento dos festejos acontece com missa, às 17h, presidida por padre Edivaldo Luís Klipel, seguida de procissão nas proximidades da Catedral.

 

Marcos da história abordados a cada dia

 

Em cada dia da programação da novena e festa do Padroeiro São Mateus serão abordados marcos da história da Diocese, sendo eles: dia 12 –presença dos missionários combonianos e das missionárias combonianas; dia 13 –criação de paróquias e comunidades; dia 14 –Implantação do dízimo; dia 15 –legados de Dom Aldo (Catedral, mosteiro e pastorais); dia 16 –assembleias diocesanas, bandeiras de luta e prioridades; dia 17 –Criação do folheto Celebrando a vida; dia 18 –Curso de teologia e de fé e vida para leigos e leigas; dia 19 –Romaria das águas em 2004; dia 20 –santas missões populares e projeto 60 anos da Diocese; dia 21 (na missa das 7h) –vocações, seminários, ordenações e consagrações religiosas.

A programação começa no dia 12 de setembro com a abertura da novena e prossegue até o dia 21 de setembro, Dia do Padroeiro.
Foto: Pascom/Diocese de São Mateus

AÇÃO SOCIAL DURANTE A NOVENA

Durante a novena, acontece uma ação social no momento de ofertório, sendo solicitado aos fiéis as seguintes contribuições: dia 12 –doação de arroz; diz 13 –feijão; dia 14 –macarrão e farinha de mandioca; dia 15 –óleo de soja; dia 16 –leite líquido ou em pó; dia 17 –farinha de trigo ou fubá; dia 18 –biscoito em geral; dia 19 –fralda geriátrica (Lar dos Velhinhos); dia 20 –creme dental, sabonete, sabão em barra e sabão em pó).

 

Foto do destaque: Pascom/Diocese de São Mateus

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here