Por

Claudio Caterinque

Repórter

Durante passagem por São Mateus no final de semana para entregar obras e anunciar novos investimentos no Município, em entrevista à Rede TC de Comunicações, o governador Renato Casagrande foi questionado sobre a situação da covid-19 no Estado, já que outros países, principalmente da Europa, estão com aberturas maiores da economia e alguns já decretando o fim da pandemia.

Em resposta, Casagrande afirmou que essas são perguntas que todos querem resposta, porém destacou que o Governo do Estado ainda não as possui. No entanto, deu a entender que o fim da pandemia, pelo menos do Espírito Santo, está muito próximo e pode ocorrer antes mesmo do final do ano.

De concreto, Casagrande destacou que a “pandemia só vai acabar quando tivermos mais de 80% das pessoas vacinadas”. Apesar de não ter estipulado um prazo, afirmou que o Espírito Santo já possui vacinas suficientes para imunizar toda a população.

“O que temos de resposta é que, nós, com as vacinas que nós compramos, 500 mil doses da Coronavac [do Instituto Butantan], junto com as vacinas do Ministério da Saúde, temos vacinas para vacinar todos os capixabas” – frisou.

Leia também:   Espírito Santo inicia serviço inédito de Oncologia em Oftalmologia aos pacientes do SUS

Segundo o governador Renato Casagrande, com essas doses, até dezembro, “todas as pessoas do Estado estarão vacinadas com as duas doses e com a terceira dose para a faixa acima dos 60 anos de idade”.

 

Clamor pela vacinação

 

São Mateus – Para isso, destaca que é preciso fazer um chamamento para que a pessoas tomem as vacinas. “A parceria que a gente faz com os municípios tem dado muito certo, tanto é que o Estado é sempre bem colocado no ranking de vacinação, mas as pessoas têm que vacinar”.

E reforçou o pedido para que as pessoas se vacinem. “Por exemplo, a terceira dose que já começamos a aplicar, do total de pessoas que podem receber nessa fase, que são cinco meses depois da segunda dose, só 25% das pessoas compareceram. Das pessoas que receberam a primeira dose, tem mais de 10% que não retornaram para receber a segunda dose” – alertou.

“A pandemia ainda não acabou. Ela vai acabar se todo mundo vacinar. Mas, mesmo assim, vamos precisar continuar dando doses de reforço. Então saibamos que a gente vai ter que conviver com a pandemia. Vamos poder ter atividades sociais mais liberadas a partir da hora que tivermos mais de 80% das pessoas vacinadas com as doses completas e a aí a gente pode começar a pensar de fato em eventos maiores” – complementou.

Leia também:   Ricardo Ferraço autoriza edital para construção de barragem em Mucurici

 

SAL-GEMA

A respeito da exploração das jazidas de sal-gema no norte do Estado, o governador disse que está acompanhando o processo muito de perto e que já articula com ministérios, com a Agência Nacional de Mineração e as lideranças locais as estratégias para o setor.

“Estamos chamando as empresas para conhecer o cronograma de investimentos delas. Então, o Governo do Estado já está em contato para se reunir com as empresas e verificar qual é o cronograma, qual é o planejamento com relação à exploração de sal-gema aqui no norte”.

 

Foto do destaque: Claudio Caterinque/TC Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here