Os professores do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), Marcelo Antônio Oliveira e Carlos Roberto Fernandes, estão entre os principais pesquisadores da América Latina, em ranking elaborado pela organização mundial Alper (Doger Scientific).

O ranking considera a análise do desempenho científico e valor agregado na produtividade científica. No total, foram ranqueados 45.303 pesquisadores de 1.038 universidades em 28 países da América Latina.

O Brasil ocupa a primeira posição na tabela entre os 12 países com o maior número de pesquisadores, somando um total de 7.656. A Ufes fica na 43ª posição, com 37 pesquisadores.

 

O professor Marcelo, do Ceunes, está no top 10 da Ufes, em segundo lugar. “Não é o quantitativo de trabalhos. É qualidade e o quanto os trabalhos são lidos e que tornam-se referência na área” – explica sobre os critérios para definir o ranking.

Leia também:   Espírito Santo envia segunda equipe de bombeiros para Rio Grande do Sul

O professor Marcelo relata que ficou surpresa na manhã desta sexta-feira, quando ficou ciente do resultado, recebendo os parabéns pelo resultado. Para ele, é um reconhecimento e mostra que as pesquisas feitas em São Mateus servem de referência no Mundo.

 

FORMAÇÃO

O professor Marcelo Antônio Oliveira desta que atua no Ceunes desde 2002, sendo docente do Curso de Farmácia, do Departamento de Ciências da Saúde. A área de pesquisa dele é Fabricação e controle de qualidade de medicamentos.

Ele é graduado em Farmácia Industrial, fez mestrado em Ciências Farmacêuticas e doutorado em Químicas, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O Ceunes não listou a posição do professor Carlos Roberto Fernandes, entre os 37 pesquisadores da Ufes ranqueados. Docente de Enfermagem, o professor pesquisa a área de Semiologia e Semiotécnica.

Ele formou-se em Enfermagem na Universidade Federal do Triângulo Mineiro e fez mestrado em Enfermagem pela UFMG e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Espírito Santo.

 

Leia também:   Espírito Santo é o maior produtor e exportador de mamão do Brasil

Orgulho da comunidade acadêmica

“A sensação nossa, como comunidade acadêmica, é de orgulho, de alegria. O nosso campus tem professores de destaque internacional” – afirma o diretor do Ceunes, o professor Luiz Favero, destacando a qualidade de todos os docentes do campus.
O diretor frisa que o ranking observa trabalhos importantes dos pesquisadores que foram citados mundialmente.

“Isso, para a gente, é uma reafirmação da importância e do acerto que foi a criação do campus de São Mateus. É uma prova que São Mateus é um município que oferece condições para que o ensino superior esteja presente aqui” – destaca.
O diretor acrescenta que fica demonstrado ainda que a política de interiorização do ensino superior público não pode parar. “Tem que continuar. Tem que investir ainda mais na produção do conhecimento aqui na nossa região” – enfatiza.

 

Foto do destaque: Altis/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here