O protótipo off-road 2020 da equipe SamaBaja, do Ifes São Mateus, participará de quarta-feira (11) a domingo (15) da etapa nacional do Baja SAE Brasil, em São José dos Campos (SP). O veículo foi apresentado na tarde desta sexta-feira (6), no campus localizado no Bairro Litorâneo.

A equipe é formada por 22 membros ativos, que são estudantes do Curso de Engenharia Mecânica. O capitão Márcio Gonçalves dos Santos Júnior relata que todos os integrantes viajam terça-feira (10) para a competição realizada pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE).

Foto: Wellington Prado/TC Digital

O capitão detalha que a competição consiste em várias avaliações, a serem submetidas ao protótipo. A organização avalia o relatório e a apresentação verbal do projeto do veículo, e ainda são realizadas dinâmicas para testar velocidade, aceleração, freios, conforto e capacidade de transpor obstáculos. Também acontece uma prova de enduro.

No final, o campeão será quem somar mais pontos, sendo que os três primeiros colocados são premiados com vaga no Mundial. Márcio Gonçalves salienta que o objetivo da equipe Sama Baja é ficar entre os 25 primeiros colocados, em virtude de disputar com equipes mais experientes. A competição tem a participação de 76 equipes.

Diretor geral substituto do Ifes São Mateus, Carlos Roberto Coutinho destacou que o SamaBaja é um projeto de extensão, que acaba abrangendo todas as áreas de ensino da Engenharia e do curso técnico de Mecânica. Conforme disse, os estudantes elaboram o projeto, executam e constroem o protótipo, ganhando uma bagagem a mais “para que as empresas possam absorver esta mão-de-obra no futuro”.

Foto: Wellington Prado/TC Digital

Veículo atingiu 57 quilômetros por hora nos testes

O capitão Márcio Gonçalves dos Santos Júnior detalha que o protótipo desenvolvido pela equipe SamaBaja atingiu 57 quilômetros por hora nos testes realizados. O veículo off-road tem na estrutura basicamente aço e alumínio comum.

O protótipo pesa 212 quilos. O capitão frisa que o motor é padrão dos veículos que disputam a Baja SAE Brasil, de 305 cilindradas e 10HP de potência.

QUINTO CHASSI

Professor orientador da Equipe SamaBaja, Artur Pratti de Barros frisa que foi o quinto chassi construído dentro do projeto SamaBaja. Ele explica que os alunos conciliam as atividades de sala de aula com a prática, no planejamento e na construção do veículo. Artur percebeu um maior desenvolvimento dos alunos do protótipo anterior para este de 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here