O eleitorado do norte capixaba não conseguiu eleger nenhum candidato a deputado estadual ou federal nas eleições deste ano e ficará sem representante na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados.

Nas eleições de 2018, elegeu apenas um representante, o atual prefeito de Barra São Francisco, Enivaldo dos Anjos (PSD). Naquelas eleições, o candidato mateense Freitas (PSB) não conseguiu a reeleição para o cargo, que seria a quinta consecutiva, ficando na primeira suplência.

Neste mandato, ele assumiu o cargo, que ocupa atualmente, em duas oportunidades. Na primeira, em fevereiro de 2019, no lugar de Bruno Lamas, que se licenciou para ser secretário estadual; e, em janeiro de 2021, no lugar de Euclério Sampaio, eleito prefeito de Cariacica.

Já em relação à Câmara dos Deputados, a última vez que o norte capixaba teve representação em Brasília foi no mandato de Jorge Silva, eleito por duas oportunidades, em 2010 e 2014. Ele permaneceu no cargo até janeiro de 2019.

 

O QUE É O NORTE?

É comum as pessoas confundirem municípios como São Gabriel da Palha, Linhares e Colatina como sendo parte do norte do Espírito Santo. São Gabriel da Palha, por exemplo, reelegeu a deputada estadual Raquel Lessa. Já Linhares elegeu o deputado estadual Lucas Scaramussa e Colatina reelegeu o deputado federal Paulo Foletto.

Leia também:   Indústria do ES cresce 5,5% no primeiro trimestre de 2024

No entanto, esse entendimento está equivocado. Oficialmente, esses municípios compreendem a Macrorregião Central do Estado, sendo que dentro da subdivisão microrregional, Colatina e São Gabriel da Palha integram a Microrregião Centro-Oeste. Já Linhares faz parte da Microrregião Rio Doce.

A Macrorregião Norte do Estado é subdividida em duas microrregiões, a Nordeste, tendo como polo o município de São Mateus, e a Noroeste, onde estão localizados municípios como Barra de São Francisco, Nova Venécia e Ecoporanga.

Apesar de ter sido eleito com muitos votos em Barra de São Francisco, o deputado Mazinho dos Anjos, que é sobrinho do prefeito daquele município, Enivaldo dos Anjos, é vereador e possui residência em Vitória.

 

CANDIDATOS MATEENSES

Com um eleitorado de 88.485 eleitores aptos a votos –dados do Tribunal Superior Eleitoral de 15 de julho de 2022– neste ano, São Mateus foi representado nas eleições com 17 candidaturas, sendo seis a deputado federal e 11 a deputado estadual.

Em São Mateus, os 11 concorrentes do Município a deputado estadual obtiveram, somados, 32.287 votos, de um total de 60.644 votos que os mateenses deram em candidatos nestas eleições. Ou seja, os candidatos mateenses à Assembleia Legislativa tiveram 53,24% dos votos no Município.

Leia também:   Docentes da Ufes elaboram nova proposta e não recuam de aumento ainda neste ano

Já para a Câmara Federal, os mateenses tiveram um desempenho ainda inferior, com 28.533 votos de um universo de 60.303 sufrágios dados pelos munícipes a candidatos a deputado federal. Ou seja, os candidatos do Município obtiveram 47,31% dos votos que os mateenses confirmaram para deputado federal.

 

GERAL

No geral, os candidatos mateenses a deputado estadual obtiveram uma votação total de 44.434, sendo o empresário Rodrigo da Cozivip com o melhor desempenho (10.971 votos). Carlinhos Lyrio obteve 10.879 votos, enquanto que Claudete do Mateusão foi opção para 8.842 eleitores em todo o Espírito Santo.

Os seis candidatos a deputado federal de São Mateus somaram 68.481 votos. Freitas teve o melhor desempenho com 36.791 votos. Em segundo lugar aparece Dr. Jorge com 14.520 votos totais. Já o professor Keydson Quaresma ficou em terceiro com 11.054 votos obtidos em todo o Estado.

 

Foto do destaque: Marcelo Camargo/Agência Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here