Professor do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), Victor Pena relata que docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) aprovaram uma nova proposta da categoria a ser encaminhada e discutida com o Governo Federal. O novo documento foi elaborado pelo Comando Nacional de Greve (CNG).

A assembleia convocada pela Associação dos Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Adufes) foi realizada na semana passada, sendo que a nova proposta da categoria foi aprovada sem votos contrários e com uma abstenção. Os docentes capixabas aprovaram também uma proposta de inclusão de índices de recomposição salarial feita pelo Comando Local de Greve.

A Adufes detalha que os docentes aceitaram o índice de 9% de recomposição para 2025 proposto pelo Governo Federal, mas não abrem mão de algum percentual de aumento ainda neste ano. Além do mais, eles defendem a reivindicação do índice total de reajuste de 22,71% como horizonte de recomposição até 2026, sem deixar definido o valor para cada ano.

Leia também:   Espírito Santo é o maior produtor e exportador de mamão do Brasil
Em São Mateus, os docentes da Ufes, com apoio de estudantes, realizaram um ato público de greve no centro.
Foto: Wellington Prado/TC Digital

Na nova proposta, reivindicam ainda a recomposição dos orçamentos das universidades e institutos federais com o objetivo de garantir investimentos em estrutura, permanência estudantil, bolsas de pesquisa e extensão e outras condições indispensáveis à qualidade do trabalho.

 

PROPOSTA DA ADUFES

A Adufes aprovou também uma proposta do Comando Local de Greve para avaliação do Comando Nacional de Greve para que sejam definidos índices de recomposição de 7,06%, 9% e 5,15% em 2024, 2025 e 2026 –com juros compostos–, respectivamente.

PROPOSTA DO GOVERNO

O Governo Federal havia apresentado uma proposta em 19 de abril com reajustes de 9% em 2025 e de 3,5% em 2026, mas com nenhum aumento em 2024. A categoria, que havia reivindicado reajustes iguais de 7,06% em 2024, 2025 e 2026, respectivamente, rejeitou essa contraproposta, elaborando assim o novo documento.

 

Roda de conversa no Ceunes  é cancelada em razão de enchente no Rio Grande do Sul

De acordo com o professor Victor Pena, uma atividade de greve estava agendada para esta terça-feira (7), no Ceunes, mas precisou ser cancelada. A ação teria a participação de um professor do Rio Grande do Sul, Luiz Henrique Schuch, que integra o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), que abordaria o tema de Plano de Carreira.

Leia também:   Multinacional BW Energy busca fornecedores e profissionais no ES 

O cancelamento aconteceu em virtude da suspensão de voos no aeroporto de Porto Alegre em consequência das fortes chuvas. Victor relatou ontem que ainda não havia outro ato de greve programado para São Mateus. No Município, os professores realizaram um ato público no centro da Cidade no dia 25 de abril.

O professor afirma que a maioria dos professores do Ceunes pararam as atividades, mas há docentes que mantém as aulas, principalmente dos cursos de enfermagem e engenharias.

 

Foto do destaque: Wellington Prado/TC Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here