Presidente da Assenor, o empresário Natan Beltrame explica que o Projeto Água na Mesa surgiu a partir do Comitê de Meio Ambiente da própria instituição. “Foi uma grata surpresa a participação das pessoas e o número de entidades que se colocaram à disposição para ajudar” – disse, avaliando a ação de sábado (1°), na bica da Lilita.

Natan ressalta que o projeto pretende conscientizar os mateenses para a importância da preservação de mais de 3.000 nascentes no Município, conforme estudos que obteve junto ao Ceunes/Ufes. “Teve início na microbacia do Rio Preto, por ser uma das maiores e mais importantes”, detalha. Ele relata que já foram feitas visitas a 25 nascentes e seus proprietários, com a proposta de dar início a este trabalho. De acordo com Natan, as mais de 3.000 nascentes detectadas no Município estão distribuídas em 19 microbacias.

Natan reforça que toda a ação é cuidadosamente planejada. Neste mês já há pelo menos outros dois plantios de árvores –nesta quarta (5), às 9h, no Sítio/Cerimonial Green Park, no Bairro Rio Preto, e numa propriedade rural, no dia 22 ou 29. Em ambas, foram convidados também os escoteiros. O dirigente da Assenor explica que, embora estejam sendo priorizadas neste momento 25 nascentes da microbacia do Rio Preto, nada impede que ocorram outras ações paralelas, por iniciativa de produtores rurais, comunidades, entidades e escolas.

Leia também:   Suzano Ventures investe até US$ 5 milhões na Bioform para desenvolvimento de alternativas renováveis ao plástico

“Se formos pensar em fazer todas, certamente não daremos conta a curto e até médio prazo. A proposta é realmente a conscientização das pessoas nesse sentido, e que outras frentes possam acontecer” – disse Natan, incluindo futuramente as barragens para armazenamento de água.

De acordo com a Assenor, apoiam diretamente o projeto as seguintes instituições, públicas e privadas: Cáritas Diocesana, Comitê da Bacia do Rio Cricaré, Projeto Araçá, Ufes, FVC, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Idaf, Incaper, Sindicato Rural, Lions Clube, Conselho de Segurança da Região dos Quilômetros, Conselho de Segurança de São Mateus, Emflora, Suzano, Coopbac, OAB, Crea, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e 7° Grupo Escoteiro Agenor de Souza Lé.

Leia também: Em mutirão nacional, escoteiros apadrinham a nascente da Lilita

Leia também: NASCENTES

São Mateus–ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here