As mudanças de sentido de tráfego na Avenida José Tozze e nas ruas Arlindo Sodré e da Liberdade, no Bairro de Fátima (Ideal), começaram a valer nesta segunda-feira (7), como já havia adiantado a Rede TC de Comunicações. Conforme agentes municipais de trânsito que orientavam transeuntes pela manhã, o primeiro dia de trabalho foi tranquilo, sendo registrado maior movimento pouco antes das 8h.

No local, dois condutores de veículos ouvidos pela Reportagem disseram que as alterações agradam, mas que é preciso outras mudanças para melhorar ainda mais o trânsito.

“Essa mudança foi excelente para melhorar o trânsito”, destaca o aposentado Jorge Luiz Firmes, 66 anos. Ele mora na esquina da Rua da Liberdade com a Avenida José Tozze e explica que, nas imediações, ocorrem acidentes com frequência, principalmente à noite.

Embora a alteração o faça dar uma volta no quarteirão para guardar o carro na garagem, enfatiza que ficou satisfeito com a mudança “pelo bem do tráfego” na região.

Jorge Luiz Firmes: “Essa mudança foi excelente para melhorar o trânsito”.
Foto: Wellington Prado/TC Digital

Naquele trecho, a Rua da Liberdade teve o sentido invertido, passando a ser em direção da esquina com a Avenida José Tozze para a esquina com a Rua Arlindo Sodré. Jorge pede para que sejam instalados semáforos no local e que seja reforçada a sinalização para aumentar a segurança.

Leia também:   Famílias deixam fazenda e MST realiza caminhada pela Cidade

“Alguns motoristas são imprudentes. Outros motociclistas insistem em cortar [ultrapassar] pela direita” – detalha. Neste ponto, Jorge pede que haja um trabalho intensivo de educação no trânsito no Município. Outro ponto abordado pelo condutor é em relação a falta de vagas de estacionamento no Centro. Neste sentido, sugere a implantação de estacionamento rotativo.

 

Trânsito sobrecarregado

 

Morador do Bairro Sernamby, o operador de produção Wendel Conceição, 43 anos, disse que utiliza o trânsito em São Mateus de todas as formas: como pedestre, de carro, moto e bicicleta. “Eu entendo que hoje a Cidade está bem sobrecarregada de veículos. No intuito da cidade crescer, o trânsito tem que acompanhar e ele precisava urgente de mudanças” – explica Wendel.

Leia também:   Com baixa procura, Saúde busca estratégias para ampliar vacinação contra a dengue em São Mateus

Além das alterações que começaram a funcionar nesta segunda, Wendel entende que outras são necessários, como o reforço na sinalização em algumas vias. Ele cita, por exemplo, o trecho da Rua Zenor Pedro Rocha –rua do Estádio Sernamby– entre as esquinas da Rua Ademar Neves e da Avenida Monsenhor Guilherme Schimidt. Relata que este trecho há confusão no sentido de mãos.

Wendel entende que são necessárias mais mudanças, além de reforçar a sinalização.
Foto: Wellington Prado/TC Digital

Para Wendel, a faixas recém pintadas no Bairro de Fátima já ajudam no tráfego, mas que é preciso mais. O morador também sugere a necessidade de implantar um estacionamento rotativo no Centro por entender que algumas pessoas que chegam mais cedo estacionam os veículos que permanecem ocupando vaga durante todo o dia.

 

 

“O povo gostou”, avalia a autoridade municipal de trânsito

 

Secretária municipal de Defesa Social, Danúbia Henriques avalia que o primeiro dia de mudanças foi positivo, “sem reclamações dos usuários das vias, pelo contrário”. Enaltece que as equipes perceberam a aprovação dos transeuntes. A secretária explica que, antes das mudanças, foi feito um estudo técnico, a partir de reclamações da população, o que resultou no projeto de alteração de sentidos das vias, aprovadas pelo Detran.

Leia também:   Festival do pescado e frutos do mar começa no dia 3 de maio em Barra Nova norte

Autoridade Municipal de Trânsito, Edilson Graciano disse que não foi registrado nenhum transtorno no primeiro dia das mudanças. Adianta que, após 10 dias, será feita uma reunião com os agentes de trânsito para uma análise mais aprofundada sobre as alterações.

“O povo gostou pedindo que se faça novos projetos e novas mudanças”, salienta. Edilson ressalta que outro projeto, de reforço de sinalização em vias do Município, está sendo preparado.

Sobre a sugestão de implementação de estacionamento rotativo, frisa que, a princípio, estão sendo implantadas vagas de curta duração, mas que também será avaliado. No entanto, afirma que a Prefeitura não descarta o estacionamento rotativo.

 

CONFIRA AS MUDANÇAS

 

As mudanças de sentido de direção do trânsito estão concentradas no Bairro de Fátima (Ideal). Na Avenida José Tozze, o trecho entre o cruzamento com a Rua Thêda Figueiredo, conhecida como ladeira da Antártica, que é de mão dupla até a Rua da Liberdade, passa a ser de mão única, sentido Centro.

A Rua Dr. Arlindo Sodré passa a ter sentido único até a Praça Dr. Péricles, a praça do Arapongas. A Rua da Liberdade agora é de sentido único desde a esquina com a Avenida José Tozze até a Rua Coronal Constantino Cunha, a rua do Sesc.

Outra mudança é na Rua João Bento Silvares, no Centro. A via terá a mão de direção invertida, possibilitando aos motoristas que trafegam pela Avenida José Tozze dobrarem na primeira à esquerda após a Praça Mesquita Neto, a praça da rodoviária, no sentido ao INSS. Essa alteração ocorrerá após finalizada a pintura. De acordo com a Autoridade Municipal de Trânsito, Edilson Graciano, essa mudança deve começar a funcionar nos próximos dias.

 

Foto do destaque: Wellington Prado/TC Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here