O ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque e o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, reafirmaram os planos de expansão das atividades do setor de petróleo e gás no Espírito Santo.

“É um Estado que já demonstra índices relativamente altos de desenvolvimento social e todo o Brasil precisa de investimento. Esse acordo é uma possibilidade para o Estado voltar a ter investimento. Serão R$ 29 bilhões em investimentos estimados pela Petrobras nos próximos quatros anos para o Espírito Santo, que com certeza trarão emprego, desenvolvimento e tudo que está associado a isso, como educação, qualidade de vida” – afirmou o ministro. Ele estimou investimentos na ordem de R$ 1,4 trilhão nos próximos dez anos no setor de petróleo, gás e biocombustíveis.

Segundo Castello Branco, o acordo encerra um impasse que se arrastava há mais de cinco anos, garantindo um “horizonte longo de investimento” com a prorrogação da concessão por mais 27 anos. “Podemos continuar a produzir petróleo no Espírito Santo, gerar royalties e participações especiais e, principalmente, gerar riqueza para o povo capixaba. O desinvestimento nos campos maduros terrestres também é positivo para o Estado. Esses campos estão produzindo pouco e estamos investindo pouco neles, pois chegou a um estágio que não somos os melhores gestores. Então, vamos vendê-los a empresas que são especialistas na operação de pequenos campos, na sua recuperação, e que vão investir muito mais do que nós” – acrescentou.

“Esse acordo é um dos primeiros passos concretos na retomada da indústria de petróleo e gás no Brasil. Nos permitiu ter um novo horizonte e os números que foram anunciados são muito significativos. Mais importante são os investimentos futuros que virão. Esse novo processo começa com esse acordo. É um processo transformacional, uma mudança absoluta de patamar. O Brasil estará daqui a 10 anos entre os cinco maiores produtores de petróleo do mundo por todo o investimento que tem sido feito. No Campo de Jubarte já que está em produção consegue um retorno mais rápido. A Petrobras vai colocar nova plataforma anunciada hoje. Feliz por poder ver esse investimento chegar antes no Espírito Santo do que em outras bacias do Brasil” – celebrou o presidente da ANP, Décio Oddone.

“Sabemos que a Petrobras tem interesse em voltar a investir no Parque das Baleias e com o estabelecimento desse acordo entendemos que isso fica mais fácil. Esses investimentos são uma forma de rejuvenescer a produção” – explicou o secretário estadual de Desenvolvimento, Heber Resende.

Leia mais sobre o tema: https://tconline.com.br/parque-das-baleias-acordo-selado-garante-ao-es-r-763-milhoes-a-vista-e-mais-r-807-milhoes-em-quatro-anos/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here