Estudante de Serviço Social e designer de unhas, Fernanda Ruy é mateense, mas reside atualmente em Itacaré, na Bahia, em função do estágio para conclusão de curso. A distância de mais de 620 quilômetros da cidade natal não é impedimento para a idealizadora do projeto Das Grades para o Mundo das Nails realizar a segunda edição do projeto na Penitenciária Regional de São Mateus (PRSM).

De acordo com Fernanda Ruy, o projeto foi idealizado em 2018 e colocado em prática em 2019. Na época, a designer conta que capacitou 5 detentas na PRSM e também fez a doação de todo o material necessário para que elas possam atuar como designer de unhas quando estiverem em liberdade. O curso ficou suspenso durante o período mais crítico da pandemia do novo coronavírus. A segunda edição vai acontecer nos dias 12, 13 e 14 de setembro.

“Dessa vez serão 15 alunas. Todas ganharão o kit com cabine, motores, gel, esmaltes entre outros materiais. O kit será entregue quando elas saírem da penitenciaria” – detalha Fernanda Ruy.

Leia também:   Com baixa procura, Saúde busca estratégias para ampliar vacinação contra a dengue em São Mateus

Segundo ela, o projeto existe por acreditar na ressocialização. O objetivo é que essas detentas, ao saírem possam trabalhar de forma autônoma ou como prestadoras de serviço para garantir a renda familiar. “Temos um outro programa para quando acontecer essa saída chamado adote uma egressa. [Indivíduo que sai em liberdade depois de cumprir uma pena de prisão], pessoas que trabalham na área de designer de unhas estão responsáveis por continuar a capacitação dessas meninas com cursos de aprimoramento e reciclagem, por exemplo, e já conseguimos até alguns espaços para contratá-las”, frisa.

 

Ressocialização e auto estima

Fernanda Ruy ressalta que o projeto Das Grades para o Mundo das Nails tem como principal objetivo a ressocialização facilitada através da capacitação profissional. “É importante para essas mulheres terem uma profissão para que elas se empoderem, melhorem a autoestima e possam sustentar suas famílias”, reforça.

Ela relata que é comum o abandono por parte dos companheiros quando as mulheres são privadas da liberdade, o que faz com que muitas, segunda Fernanda Ruy, criem quadro depressivo dentro das penitenciárias.

Leia também:   Saae lança refis para quitação de contas atrasadas
Fernanda Ruy é a idealizadora do projeto Das Grades para o Mundo das Nails iniciado em 2019 na Penitenciária Regional de São Mateus.
Foto: Divulgação

“Na cadeia masculina, nos dias de visita tem muita mulher na fila. Na feminina quase não tem homens, é raro. Esse apoio com uma nova profissão é para que elas se empoderem e criem forças e entendam que independente de um relacionamento, de uma figura masculina, são capazes de recomeçar”, detalha.

Segundo Fernanda, no início deste mês foi realizado um bate-papo com as detentas selecionadas para a segunda edição do projeto. O momento foi explicativo e de conscientização. Fernanda apresentou também alguns testemunhos de ex-detentas que recomeçaram e hoje são sucesso em suas profissões, além de vídeos motivacionais.

 

De São Mateus para todo o País

 

A designer de unhas Fernanda Ruy destaca que o projeto é piloto em São Mateus, mas que já existem iniciativas semelhantes no Rio de Janeiro e São Paulo. “Temos uma equipe em São Paulo com ações direcionadas para o presídio de Mogi Guaçu e uma no Rio de Janeiro no presídio de Bangu. Recentemente consegui uma podóloga em Brasília que virá a São Mateus para ministrar o curso inicial de podologia para as detentas. A sociedade abraçou o projeto, estamos com algumas empresas patrocinando, doando materiais. Estou muito feliz” – reforça.

Leia também:   Lojas e supermercados fechados no Dia do Trabalhador em São Mateus

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here