O senador Marcos do Val quer estender o projeto Em frente, Brasil, de segurança pública, em todos os municípios, inclusive no interior. Marcos do Val afirma que este é o desejo do Governo Federal. O senador entende que o projeto, envolvendo a atuação da Força Nacional, é uma medida que pode ser tomada no combate à criminalidade na região. Ele participa do Fórum com os Parlamentares da Bancada Federal, realizado pela Assenor, nesta sexta-feira (1), no auditório da FVC.

O senador salientou que o projeto está sendo desenvolvido de forma piloto em cinco municípios brasileiros, sendo em Cariacica no Espírito Santo. “Primeiro vem a estrutura policial, a parte ostensiva, depois o Governo vem com outros ministérios, de Educação, de Saúde, de Esporte, para dar contribuição. “O Governo federal nunca participou na questão de segurança pública, sempre ficava a cargo dos governos estaduais e municípios. Esse governo tem esse protagonismo” – sustenta. Ele acrescentou também o programa Estado Presente, do Governo do Estado, como ferramenta para diminuir a criminalidade.

Marcos do Val deu a declaração ao ser questionado que medidas podem ser tomadas, em nível federal, com leis e incentivos, para proteger produtores e outros moradores das zonas rurais, que na região estão aflitos com ação contínua dos assaltantes.

O senador Marcos do Val ressaltou que a Bancada capixaba está unida e empenhada em dar protagonismo ao norte do Estado. Ele ressalta que tem dado apoio ao consórcio Prodnorte, direcionando verbas federais para instalação de câmeras de videomonitoramento e para aquisição de carros para os municípios transportarem pacientes que fazem hemodiálise. O senador teve encontro com prefeitos durante o dia e adiantou que conversará com o presidente do Ibama sobre multas que os prefeitos têm sofridos em virtude de destinação de resíduos sólidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here